Coleta de dados - FUNCIONÁRIOS
Avaliação pelos Funcionários – 1s/2019
No período de 27 de maio a 19 de junho de 2019, foi disponibilizado para todos funcionários através do e-mail institucional, o link do questionário da avaliação institucional. O acesso ao questionário foi realizado por meio de login e senha.
O questionário continha quinze questões fechadas e uma aberta que foi reservada para contribuições, sugestões e críticas. As perguntas estavam relacionadas à assuntos como: infraestrutura, acessibilidade, gestão e demais assuntos que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) considerou pertinentes naquele momento.
Houve a adesão de 201 funcionários, que corresponde 39,03% do total, pertencentes aos 4 campi (Piracicaba Taquaral e Centro, Santa Bárbara d’Oeste e Lins). A participação foi voluntária e não identificável.
Apresentamos a seguir, alguns dos dados coletados:
Institucional: Com relação aos documentos institucionais, 46% dos funcionários conhecem o Estatuto, 45% o Regimento da Instituição, e 32% o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Acessibilidade: 72% avaliam as práticas voltadas para pessoas com necessidades especiais de satisfatórias a ótimas, assim como 81% avaliam a acessibilidade estrutural de satisfatória a ótima.
- Cultura e Meio Ambiente: Dos respondentes, 75% avaliam as atividades culturais promovidas na Instituição como de satisfatórias a ótimas. Da mesma forma, 62% respondentes, consideram as ações da Universidade em defesa do meio ambiente de satisfatórias a ótimas.
Comunicação: 57% consideram de satisfatória a ótima a comunicação entre a Universidade e seus colaboradores, enquanto 39% consideram insatisfatórias.
Capacitação profissional: 62% dos funcionários responderam que há algum tipo de investimento em programas de capacitação profissional pela Universidade.
- Infraestrutura: 83% dos respondentes avaliam seu local de trabalho de satisfatório a ótimo.
- Formação Acadêmica: 63% dos funcionários respondentes se consideram motivados a estudar na Universidade, contudo 13% não se sentem motivados.
Considerações
Após a tabulação dos dados, foram gerados relatórios e apresentados aos gestores de cada setor, os quais desenvolveram planos de ações com vistas a melhorar os indicadores, principalmente aqueles que foram apontados como ainda não adequados
A CPA acompanhará as ações propostas, para melhorar os resultados obtidos a curto, médio e longo prazo, por meio de relatórios semestrais a serem apresentados pelos gestores de cada setor.
Comissão Própria de Avaliação (CPA)