Você está aqui: Página Inicial / A Unimep / Avaliação Institucional / COLETA DE DADOS / COLETA DE DADOS - INGRESSANTES

COLETA DE DADOS - INGRESSANTES

por Marcus Abelha publicado 12/12/2019 19h02, última modificação 12/12/2019 19h02

Resultados do Questionário Aplicado aos

Discentes Ingressantes em 1s/2019 na Instituição

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), deliberou que para o primeiro semestre de 2019, seria aplicado o questionário para discentes ingressantes na Instituição, com o objetivo de conhecer melhor o perfil deste alunado.

No primeiro semestre de 2019, 10,5% dos discentes da IES eram ingressantes de 1º semestre dos cursos. Desses, 61,9% responderam o questionário que foram disponibilizados nos e-mails institucionais ou impresso, no período de 27/05 a 14/06.

O questionário contemplou 25 questões fechadas e 1 questão aberta, a qual permitiu que o discente deixasse um comentário sobre os primeiros meses de experiência na IES.

A seguir, apresentados alguns dos dados coletados:

Perfil do Aluno Ingressante:

92,15%

são solteiros;

84,30%

ainda moram com os pais e/ou parentes;

53,49%

não estão trabalhando;

52,33%

não tem renda própria e seus gastos são financiados pela família e/ou outras pessoas;

58,72%

não recebem bolsa de estudos; e

26,45%

recebem bolsa da própria instituição.

Trajetória de vida escolar até chegar à universidade:

51,45%

cursaram o ensino médio em escola pública;

87,79%

cursaram o ensino médio na modalidade tradicional; e

51,45%

tiveram oportunidade de aprendizado de um idioma estrangeiro.

 

 

 

Escolha do curso e universidade:

69,19%

consideram que o maior incentivo para cursar a graduação veio dos pais;

45,06%

consideram que a escolha pelo curso se deu por vocação;

49,13%

conheceram o curso por intermédio de amigos e familiares; e

39,53%

escolheram a Unimep pela proximidade da residência, seguido pela qualidade e reputação (26,16%).

 

 

Expectativas de participação em projeto de extensão e pesquisa:

54,65%

tem interesse em participar de projetos de extensão; porém, 39,83% ainda não sabem do que se trata.

59,88%

tem interesse em participar de projetos de iniciação científica; porém, 24,13% ainda não sabem do que se trata.

 

Importante!

 

A partir dos dados coletados, foram gerados relatórios e disponibilizados para os gestores e coordenadores de cursos. Assim, podemos evidenciar o perfil do alunado e a partir dos objetivos identificados, visamos a melhoria contínua da qualidade das atividades acadêmicas e da gestão da IES.

A CPA acompanha as ações desenvolvidas pela gestão da IES e dos Cursos, bem como analisa todo o processo de autoavaliação a fim de planejar ações futuras.

 

Comissão Própria de Avaliação (CPA).