Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / 21º Seminário Internacional de Alta Tecnologia

21º Seminário Internacional de Alta Tecnologia

por Vania Teixeira publicado 15/07/2016 00h00, última modificação 06/10/2016 10h14 expirado
Quando
06/10/2016 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Sala Carlos Wesley - Teatro Unimep
Telefone de contato
(19) 3124-1792
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Produtos e Manufatura Inteligentes - Desafios e Oportunidades para a Indústria

No final da década de 90 e no início dos anos 2000 a indústria se deparou com os desafios da Manufatura Avançada, desafios estes que propunham uma integração e automatização dos processos produtivos. As empresas que aceitaram esses desafios e buscaram a integração e automatização de sua produção alcançaram ganhos significativos de produtividade.

Os desafios atuais avançam em direção à proposição da digitalização de todos os processos produtivos, o que significa ter um modelo digital do produto, do processo e dos meios de produção que reproduzam os processos reais, de tal forma que as informações sobre os processos produtivos estejam disponíveis em tempo real, permitindo a ação dos gestores sobre os modelos digitais e, através deles, a consequente aplicação das decisões nos sistemas reais.

O objetivo é permitir a produção de Produtos Inteligentes dentro de Fábricas Inteligentes, os quais são capazes de trocar informações de forma autonoma, para disparar ações e para controlar o componente parceiro de forma independente. Assim, Fábricas Inteligentes utilizam-se de abordagens completamente novas para a produção, dirigida e controlada por Sistemas Inteligentes. Os desafios apresentados pelo programa alemão Industrie 4.0 propõem uma 4ª Revolução Industrial e desafiam as empresas e institutos de pesquisa em direcionar seus esforços na implementação de três características fundamentais:

  • Integração horizontal através de cadeias de valor;
  • Integração digital end-to-end da engenharia ao longo de toda a cadeia de valor;
  • Integração vertical e sistemas de manufatura em rede.

 

A indústria de transformação já está no meio de um cenário de economia globalizada, o que leva as empresas a reduzir o tempo de comercialização de novos produtos, reduzir custos e atender as necessidades dos clientes, oferecendo uma ampla variedade de personalizações de produtos.

A adaptabilidade e o potencial de inovação estão se tornando fatores vitais para melhorar a competitividade dentro do ambiente exigente dos mercados atuais em constante mudança. Os desafios decorrentes da 4ª Revolução Industrial, assim como os desenvolvimentos considerados no âmbito da Industrie 4.0, trouxeram não só novas exigências a serem cumpridas, mas também enormes oportunidades para o desenvolvimento, bem como para a introdução de novas soluções, inclusive comerciais, que podem dar origem a mercados completamente novos. É este ambiente de novos desafios que denomina-se Manufatura Inteligente.

É com essa visão que convidamos as comunidades industrial e acadêmica brasileiras para participarem da 21ª edição do Seminário Internacional de Alta Tecnologia onde estaremos discutindo os desafios que se apresentam no desenvolvimento do produto e na manufatura com o objetivo de gerar novas ideias e soluções que serão determinantes para o sucesso das empresas. Entre os temas principais estão:

  • Os desafios do programa Industrie 4.0 para o produto e produção
  • Produtos Inteligentes e Manufatura Inteligente
  • Produtos e componentes físico-cibernéticos
  • Sistemas de produção físico-cibernéticos
  • Abordagem multi-criterial para o desenvolvimento de produtos
  • Estratégias inovadoras de produção e de logística

O evento será apresentado nos idiomas inglês, alemão e português, com tradução simultânea, e os participantes receberão certificado de participação, os artigos do seminário entre outros materiais.

Para outras informações, assim como a programação do evento, acesse www.unimep.br/scpm/seminario ou entre em contato pelo telefone: (19) 3124-1792.

Agende esta data! 06 de Outubro de 2016!