Se você pretende dar um descanso nos estudos durante o período de férias, mas quer seguir adquirindo novos conhecimentos, filmes, séries e documentários podem ser excelentes alternativas.

Confira cinco livros que ajudam a compreender a história do Brasil:

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Começando pelo Brasil Colônia: este filme de 1995 é uma sátira que conta um pouco da história da monarquia portuguesa. Carlota Joaquina, interpretada por Marieta Severo, e D. João de Bragança, vivido por Marco Nanini, se transferem para o Rio de Janeiro para escapar das tropas napoleônicas em 1807. Nele, você vai acompanhar como o Brasil passou de colônia do império ultramarino português a reino unido com Portugal.

Mauá – O Imperador e o Rei

Este filme de 1999 se passa na época do reinado e mostra a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, o empreendedor que ficou conhecido como Visconde de Mauá. Sousa foi responsável por diversas iniciativas inovadoras, como a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no Rio de Janeiro. O filme estrelado por Paulo Betti conta a infância, enriquecimento e falência do Visconde.

Gaijin – Os Caminhos da Liberdade

De grande importância para o crescimento do Brasil, a imigração japonesa no início do século XX é retratada neste filme brasileiro de 1980, dirigido pela cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki. A obra retrata um grupo de japoneses que vai trabalhar em uma fazenda de café em São Paulo e enfrenta diversas dificuldades, como trabalho escravo, hostilidade e roubo.

Olga

Dirigido por Jayme Monjardim, Olga (2004) foi um sucesso de público e um retrato da Era Vargas. Inspirado na biografia escrita por Fernando Morais, o filme conta como Olga Benário Prestes, alemã, judia e comunista, foi designada a acompanhar Luís Carlos Prestes na Intentona Comunista de 1935 e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista, onde foi morta na Câmara de Gás.

O que é isso, companheiro?

Baseado no filme de Fernando Gabeira, “O que é isso companheiro?”, de 1997, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O enredo conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos guerrilheiros de esquerda que lutavam contra o regime militar instaurado em 1964.

Se você tem interesse por essas temáticas, a Unimep possui graduações em História e Cinema e Audiovisual. Conheça mais sobre os cursos.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!