Logística é uma atividade muito antiga. Entretanto, até 1994 a atividade no Brasil não era tão comum em virtude da inflação recorrente. Ela influenciava nos processos logísticos, pois havia muita oscilação de preços e os produtos não paravam tanto nos estoques e nas prateleiras dos supermercados. A intenção do consumidor era estocar produtos para garantir bons preços. Mas você sabe qual a finalidade desta função?

É importante entender que é uma ciência que estuda os processos, disponibiliza as ferramentas para otimizar a entrega de um produto ou serviço no local, tempo, condições e quantidades ideais, tornando os sistemas mais efetivos, eficazes e econômicos.

Contribui para aumentar o lucro das organizações e torna-se mais vantajoso para o cliente final. Todos ganham. Por isso é uma atividade tão necessária e relevante.

O ideal é que todo material que entra e que sai da empresa tenha o acompanhamento de um profissional e ferramentas da área. O processo da cadeia de suprimentos vai desde a compra, aquisição de materiais, estocagem de produtos e insumos, planejamento de produção, transportes e distribuição.

O profissional pode atuar em três áreas macro:

· entrega do produto;

· transformação (resumidamente, tecnologia avançada aplicada em processos logísticos);

· distribuição e transporte do produto.

Eles podem ser subdivididos em indústria com processos de armazenagem, gestão de estoque, planejamento de produção, distribuição, projeto de rede de distribuição e transportes, fornecimento de serviços logísticos e transportadora.

Além das competências técnicas, o profissional precisa desenvolver também algumas habilidades comportamentais. Capacidade de liderança, de adaptação, de negociação, de planejamento e organização, trabalho em equipe, inovação, habilidade para empreender novos negócios, desenvolvimento em comunicação, capacidade de gerenciar recursos escassos e valiosos, raciocínio lógico, senso de justiça, responsabilidade social e ética completam o perfil do profissional.

Se identificou com a função? Inscreva-se no vestibular

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!