O diplomata é o responsável por representar o Brasil em acordos internacionais, promover relações culturais e apoiar brasileiros no exterior. O cargo é famoso por seus bons salários (o inicial é de R$ 16.935,40!) e pelo concurso, com alto grau de dificuldade. Se você sempre se interessou pela área de relações internacionais e quer se tornar diplomata, confira o passo a passo para chegar lá!

Pré-requisitos

Para se tornar diplomata, é preciso ser brasileiro nato, estar com os direitos políticos, eleitorais e de Serviço Militar (no caso dos homens) em dia, apresentar diploma de conclusão de curso superior, ter pelo menos 18 anos e apresentar aptidão física e mental, que será verificada por meio de exames pré-admissionais.

Três fases de concurso

Na primeira fase, o candidato a diplomata realiza uma prova objetiva com 73 questões de língua portuguesa, história, geografia, inglês, economia, política internacional, direito e direito internacional.

A segunda fase é composta por duas provas, sendo que uma delas é em português e a outra em inglês. O teste de português possui duas questões dissertativas e uma redação, enquanto a prova em inglês possui tradução, redação, versão e resumo.

A terceira fase é ainda mais complicada, com seis provas que são divididas em três dias. Estão inclusas questões de: política internacional, geografia, economia, história do Brasil, direito, direito internacional público, francês e espanhol.

Curso de Formação

Após a aprovação no concurso, o candidato ingressa no cargo de terceiro secretário da carreira de diplomata e deve se matricular no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, que o forma para a carreira de diplomata.

Preparação

Como você pôde notar, o exame é bem complicado, mas a recompensa é alta. Por isso, invista em sua educação para sair na frente da competição. Não há exigência de um curso específico para ser diplomata, mas o curso de Relações Internacionais da Unimep oferece as bases sobre política, economia, setor público e globalização fundamentais ao diplomata. Saiba mais sobre o curso.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!