O conceito de escola literária é definido por características em comum entre obras, como contexto social, filosófico e tendências estéticas de determinadas épocas. Desta forma, textos de autores com traços semelhantes, produzidos nos mesmos períodos históricos , pertencem a uma mesma escola literária.

No Brasil, são listados pelo menos 10 movimentos literários, que vão desde a chegada dos portugueses até o século passado passado – é sempre difícil analisar um cenário teórico quando se faz parte dele, por isso existem divergências sobre definições para o período atual.

Para te ajudar a conhecer mais sobre a história da literatura no país, listamos abaixo 5 das mais conhecidas escolas literárias brasileiras.

Quinhentismo

Marcadas pelas impressões dos viajantes portugueses pelo Brasil, as obras quinhentistas tratavam da ocupação do território e das relações entre índios e europeus. Escrita em 1500 por Pero Vaz de Caminha, a Carta do Descobrimento é a obra mais importante da Escola.

Barroco

Na sequência da ocupação do território pelos portugueses, as primeiras produções artísticas genuinamente brasileiras possuíam o estilo Barroco. Religião, misticismo e erotismo eram alguns dos temas mais tratados nas obras.

Romantismo

No contexto da independência do país, o Romantismo possuía ligação direta com a criação de uma cultura brasileira, no século 17. Regionalismo, indianismo e os problemas nacionais eram temas constantes nos escritos da Escola.

Realismo

Também no século 17, a Revolução Industrial mudou drasticamente o pensamento ocidental.  Influenciado por correntes como o positivismo e o determinismo, o Realismo possui produções marcadas por explicações para fenômenos naturais, psicológicos e sociais.

Modernismo

Marcado pela Semana de Arte Moderna, em 1922, foi um período de novas ideias e modelos. As obras literárias da Escola são marcadas por uma preocupação estética, que quebravam tradições e paradigmas. Mário e Oswald de Andrade são alguns dos autores consagrados do período.

E você, gosta de literatura? Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e receba novos posts no seu e-mail.