Embora o interesse pela carreira de professor esteja em baixa na última década, muita gente ainda sonha em seguir o magistério.

Fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, bons professores marcam a vida dos seus alunos, são agentes de transformação social e a base da educação de um povo.

Diante dessa importância, educadores encontram muitos desafios no exercício da sua profissão e precisam desenvolver constantemente suas habilidades profissionais e comportamentais. Se você tem interesse em ser professor, abaixo listamos cinco dicas que são fundamentais para o seu sucesso.

Nível de ensino

Essa é uma das primeiras decisões que precisam ser tomadas, antes mesmo do ingresso na universidade. Se você planeja dar aulas para o Ensino Infantil ou Fundamental I, o caminho é cursar Pedagogia. Já se a sua intenção é ministrar aulas em uma disciplina específica, mas em nível escolar, deve optar por uma licenciatura na área desejada, como Matemática ou História. Agora se o seu sonho é ser professor em nível superior, o caminho é um pouco mais longo: além de uma graduação, você precisará ter uma pós-graduação, de preferência um Mestrado.

Atualização

Seja qual for a área que você pretende atuar, estar por dentro das atualidades é fundamental para a qualidade das suas aulas. Seja em relação a recursos tecnológicos, aos acontecimentos do mundo ou novidades na sua própria área, sempre saiba o que está acontecendo.

Aprenda a ouvir

Nem precisamos citar que professores precisam falar bem. Mas a contrapartida também é importantíssima: saiba ouvir. Uma boa aula tem relação direta com a participação dos seus alunos e eles podem ter muito a acrescentar.

Reinvente-se

Você precisa encontrar novos mecanismos metodológicos e didáticos para passar o conteúdo aos seus alunos. Aprender a ler o contexto da sua sala de aula é um bom caminho para compreender as melhores possibilidades para o perfil da sua turma.

Mais do que conteúdo

Você pode simplesmente ministrar boas aulas ou pode ser alguém que vai marcar a vida dos seus alunos. Nenhum outro profissional tem a oportunidade de influenciar pessoas como um professor. Aproveite sua posição para contribuir com as dificuldades e desafios da vida dos alunos.

E você, tem interesse em ministrar aulas? Conheça os nossos cursos de licenciatura e siga o seu sonho aqui na Unimep!