Quem escolhe atuar na área de Química lida diretamente com a transformação da matéria. Tudo o que consumimos, ingerimos ou tocamos têm uma composição. Por conta disso, esse profissional  é de extrema importância em diversas áreas.

Um caminho comum para profissionais dessa área é o ensino/pesquisa. Quem segue por este caminho ingressa no mestrado, depois no doutorado e segue realizando pesquisas ou lecionando dentro de universidades. Além disso, é possível lecionar em escolas, pois essa é uma das disciplinas aprendidas em Ensino Fundamental e Médio.

Nas empresas, os químicos exercem atividades de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, no que diz respeito as misturas e propriedades da química. Em linhas de produções, por exemplo, é possível que ele acompanhe elaboração de estratégias produtivas para o tratamento químico, controlando a qualidade de fabricação.

Já na parte ambiental, os químicos podem realizar vistorias, perícias e elaboração de relatórios sobre conservação e proteção do ambiente. Além de poder atuar na área de tratamento de resíduos industriais e práticas de controle para evitar contaminação do solo.

Petroquímicas de energias renováveis e de nanotecnologia são áreas factíveis para os profissionais da área. Além de oportunidades em indústrias de produtos de limpeza, tintas, bebidas e polímeros.

Em uma pesquisa realizada em 2014, pela Catho, site de empregos, profissionais oriundos da Química recebem entre R$ 1.705,00 – R$ 6.109,00.

E aí, se interessou pela área? Acesse o portal da Unimep e conheça os cursos de Engenharia Química e Química Industrial.