Aperfeiçoamento em Regência Coral

por Jéssica Rodrigues dos Santos publicado 06/03/2017 15h11, última modificação 09/03/2017 11h26

aperfeicoamento-em-regencia-coralProfessor: Cassiano de Almeida Barros

Carga Horária: 30 horas

Encontros: 04/04/2016 a 06/06/2017 (4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5 e 06/6)

Horário: 19h às 22h

Dia da semana: Terça-feira

Investimento: R$ 190,00 (taxa única)

Local: Unimep - Campus Taquaral 

 

 

APRESENTAÇÃO

A prática do canto coral é considerada uma das formas mais democráticas de acesso à prática musical e é bastante difundida em nossa sociedade, nos mais variados espaços e para o atendimento das mais variadas funções. Contudo, muitos daqueles que dirigem essa prática não possuem formação específica para isso, o que compromete a qualidade técnica e artística do trabalho musical realizado. Este curso procura atender à demanda de formação inicial e continuada nessa área de atuação, a regência coral.

 

OBJETIVOS

Promover o estudo das técnicas de gestual, técnicas de ensaio, preparação, arranjo e adaptação do repertório coral; e o estudo prático de obras do repertório coral organizadas em nível crescente de complexidade; conhecer e praticar os fundamentos da regência e do canto coral em contextos diversos. Conhecer e exercitar os gestos convencionais da regência; conhecer e aplicar as técnicas de planejamento e preparação de repertório, ensaios e apresentações de grupos vocais diversos; conhecer e desenvolver/aprimorar as competências e aptidões musicais, organizacionais e sociais necessárias para a prática da regência coral e do canto coral.

 

PÚBLICO-ALVO

Alunos, ex-alunos do curso de Música-licenciatura e membros da comunidade interna e externa interessados pela temática, em especial, aqueles atuantes em grupos corais pertencentes a centros comunitários, escolas, entidades religiosas, centros culturais, dentre outros.

 

PRÉ-REQUISITO

Não há pré-requisitos

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Técnica de regência coral

  • condições fundamentais para a regência
  • fundamentos psicológicos
  • o regente como líder de seu grupo
  • o regente como interprete, arranjador e compositor
  • Proponente Coordenação Unimep Capacit
  • a ação do regente de coro
  • técnica gestual
    • a marcação rítmica
    • a marcação de efeitos expressivos
    • as articulações e finalizações
    • o gesto e a sonoridade coral
  • a prática pessoal  

O repertório

  • música para coro
  • sonoridades corais e estilos musicais
  • escolha e preparação de repertório  

O ensaio

    • o processo de preparação do conjunto coral
    • relaxamento e aquecimento
    • o posicionamento físico do coro
    • conduta e postura do regente no ensaio
    • a comunicação com o conjunto coral 

 

 

METODOLOGIA

Aulas práticas de regência coral, canto coral, leitura e discussão de textos selecionados, debate e reflexão sobre as práticas corais dos estudantes.

 

CORPO DOCENTE

Prof. Dr. Cassiano de Almeida Barros
Titulação: graduação em regência, mestrado e doutorado em música pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atuação profissional: professor e coordenador do Curso de Música-Licenciatura da Unimep. 
Resumo das qualificações acadêmicas e profissionais: Tem graduação (2001 - Música / Regência e Cravo), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Música pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Tem experiência na docência no ensino superior, na formação de músicos e professores de música. Atuou também como professor de música na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), inclusive com experiência no ensino de música para crianças e jovens com necessidades especiais. Dedica-se principalmente à Educação Musical, com ênfase nas áreas da Apreciação Musical, História da Música (poéticas antigas e retórica musical) e Regência. Atualmente, é professor e coordenador do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência: aplicada a orquestra, a banda de musica e ao coro. 3. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2000.
ROCHA, Ricardo. Regência: uma arte complexa : técnicas e reflexões sobre a direção de orquestras e corais. Rio de Janeiro: IbisLibris, 2004.
ZANDER, Oscar. Regência coral. 5. ed. Porto Alegre: Movimento, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOONSHAFT, Peter Loel. Teaching Music with Passion: conducting, rehearsing and inspiring. Galesville: Meredith Music Publications, 2002.
CARNASSALE, Gabriela Josias. O ensino de canto para crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, SP: 1995. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000101303.
DRAHAN, Snizhana. Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral - método e formação. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-05072009-212521/.
FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, SP: 2009. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000445387.
LISK, Edward S. The Creative Director: alternative rehearsal techniques. Galesville: MeredithMusicPublications, 2000.