Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos aplicam conhecimentos na construção de pontes de macarrão

Alunos aplicam conhecimentos na construção de pontes de macarrão

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/06/2012 14h37, última modificação 26/04/2016 18h48

Um grupo de 55 alunos do 1º semestre do curso de engenharia civil da Unimep prossegue nos próximos dias 12 e 19 de junho, dos 2º e 3º encontros da oficina As Pontes de Macarrão, promovido pela coordenadora da graduação Adriana Petito de Almeida Silva Castro. A iniciativa, que é conhecida entre os alunos da Faculdade de Engenharia de Arquitetura e Urbanismo da Unimep desde 2008, já teve um primeiro encontro entre todas as equipes formadas pelos alunos, para o planejamento da construção das pontes.

Segundo a coordenadora, o objetivo é incentivar e estimular a participação dos alunos na produção de um projeto que reúne a criatividade e os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

COMPETIÇÃO

O evento consiste, inicialmente, na divisão da turma do 2º semestre do curso, em equipes de até seis alunos. Cada grupo deve planejar a construção de uma ponte, a partir do recebimento do seguinte kit: 250 gramas de macarrão e três tubos de cola quente. Com esse material, os universitários devem construir a ponte mais resistente possível, também aliando criatividade ao projeto. 

A construção da ponte ocorre no segundo encontro, e a avaliação do projeto, no terceiro. Os testes da ponte mais resistente são feitos a partir da medição dos projetos, após o encerramento da oficina. A cada dez segundos, um peso é anexado à ponte, e vence a que resistir mais tempo antes de romper. A equipe campeã recebe o certificado conferido pela Feau, além de receber um prêmio simbólico. 


Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Ivan Moretti 
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 11/06/2012

registrado em: