Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com programação variada, TV Unimep compartilha saber produzido na universidade

Com programação variada, TV Unimep compartilha saber produzido na universidade

por marsanta publicado 12/02/2018 07h00, última modificação 20/02/2018 01h39
TV Unimep, emissora universitária, oferece programação diversificada e compartilha parte do saber produzido na Universidade Metodista de Piracicaba.

Compartilhar o conhecimento com toda a comunidade transpondo os muros da universidade é a principal proposta da TV Unimep, canal universitário criado em 1998. A afirmação é de Danielle Moura, jornalista e coordenadora da emissora. Ela conta que a equipe da produtora está aberta (e busca) a participação da comunidade universitária. “Temos parcerias com os cursos tanto para a produção dos programas quanto para a participação em alguns quadros”, conta. Uma delas terá início nesse semestre: a programação do canal passará a ser exibido também na Vivo TV, empresa de tevê por assinatura. Além de ter a exibição na Vivo Tevê,  a programação da TV Unimep também pode ser acompanhada no canal 13 da NET e no youtube. A estreia da programação 2018 ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro

Atualmente, a TV Universitária produz 15 programas que cobrem áreas que vão de áreas como esporte ao cinema, passando por gastronomia e jornalismo. Na parte de produção, há parceria com os docentes e representantes dos cursos de cinema; música; rádio, TV e internet (RTVI) e gastronomia. Já a aproximação com os outros cursos da universidade ocorre para a exibição de projetos, como é o caso de jornalismo, e divulgação de eventos. Além disso, a emissora articula docentes, alunos e funcionários em eventuais participações e entrevistas. Danielle destaca que os interessados em se envolver com a TV podem enviar sugestões de pautas e programas no e-mail: tvunimep@unimep.br ou por meio de professores e coordenadores.

Conheça a relação dos programas transmitidos pela emissora:

• Acontece Unimep: boletim de notícias;
  • Ambiente por Inteiro: programa sobre meio ambiente e iniciativas sustentáveis;
  • Cine Humberto Mauro: exibição semanal de filmes brasileiros, por meio de parceria entre a Unimep e o Sesc;
  • Unimep na Comunidade: programa sobre os projetos de extensão;
  • XV na TV: programa que apresenta a programação oficial do EC XV de Novembro de Piracicaba;
  • Agenda 21 em Ação: programa de acompanhamento das ações do poder público da cidade. É realizado em parceria com a Oscip Pira 21;
  • Eureca!: exibição de produções dos alunos de cinema, jornalismo e RTVI;
  • Minuto Líder: programa sobre esportes que conta com parceria da equipe do portal Líder Esportes;
  • O Líder: programa de entrevista com atletas amadores. Também é fruto de parceria com o portal Líder Esportes;
  • Bistrô Gastrô: programa de gastronomia que ensina receitas e técnicas de cozinha;
  • Série Clube Cliffhangers: programa que exibe debates sobre séries famosas com a participação de alunos de rádio, TV e internet e de cinema e audiovisual;
  • Viva Bem: programa sobre saúde e bem-estar;
  • Arte Faz Parte: programa que discute questões relacionadas ao mundo da arte. Tem parceria com o NUC – Núcleo Universitário de Cultura e Centro Cultural Martha Watts;
  • Conexão Unimep: que exibe entrevistas com alunos, professores e funcionários da Unimep.

“A gente desempenha um papel de extensão da universidade, mostrando suas contribuições para a cidade e a região. Para a equipe, é um local de aprendizado”, afirma Danielle.

A aluna do 7º semestre de jornalismo, Camila Angelocci, é estagiária na produtora há onze meses no setor no e comenta sobre a sua experiência: “O que mais curto é a abertura que tenho para desempenhar meu trabalho. Posso sugerir pautas, conduzir entrevistas da maneira que achar melhor etc. Sou tratada como profissional”. Camila também ressalta que a experiência enriquece sua formação, principalmente pela vivência de situações.

História

A TV Unimep surgiu, junto ao CNU - Canal Universitário de Piracicaba, em 1998. Desde o início, o objetivo do canal é oferecer programação diferenciada em relação às redes comerciais, valorizando o conhecimento científico produzido nas universidades e a cultura local. A TV Unimep não só integra o canal desde sua fundação, mas foi a responsável pela implementação da estrutura técnica de transmissão. O CNU passou transmitir produções da TV USP, parte da assessoria de comunicação da Esalq, em 2010. Os interessados podem acompanhar a programação do CNU no canal 13 da NET.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina