Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê de Ética e Pesquisa da Unimep conta com novo coordenador

Comitê de Ética e Pesquisa da Unimep conta com novo coordenador

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/05/2011 15h21, última modificação 26/04/2016 18h47

O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Unimep está com um novo coordenador. Trata-se de Rodrigo Batagello, professor vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da universidade, e que, desde 14 de abril, responde pelo departamento. Batagello exercerá a função até março de 2014 e, além de manter os trabalhos já em andamento, destaca o projeto de introduzir e fomentar a discussão sobre bioética e ética na universidade. 

Além dessas iniciativas, o novo coordenador acrescenta também que quer fortalecer o papel pedagógico do CEP, a partir de duas iniciativas: a criação de um curso de especialização de bioética e direitos humanos em parceria com a Faculdade de Direito da Unimep e com a Cátedra Unesco de Bioética, e a efetivação de um grupo de pesquisa em bioética, já existente no departamento, também em parceria com o curso de direito. 

COMITÊ
 
Criado na Unimep em 2000, o CEP é o setor responsável pela análise e aprovação dos protocolos para pesquisas que envolvem seres humanos, em todas as áreas do saber. Na prática, conforme conta Batagello, é o setor com a missão de garantir a proteção, a integridade física, psíquica e moral das pessoas que participam de estudos e pesquisas. O trabalho é regido pelo Conselho Nacional de Saúde. Nesse ano, de janeiro até o momento, foram submetidos 45 protocolos de projetos para aprovação do CEP. Em média, o setor recebe aproximadamente 70 por ano. Na Unimep, os cursos que mais enviam projetos para aprovação são os da área de saúde, dentre os quais educação física, fisioterapia, nutrição, enfermagem e farmácia. 

Além de Batagello, a equipe do CEP é formada por representantes da Reitoria, da Pastoral Universitária, docentes e alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Unimep bem como técnicos dos laboratórios e representantes da comunidade cível e científica. O setor está localizado no bloco 7 do campus Taquaral, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

TRAJETÓRIA 

Graduado em filosofia pela Unimep em 2001, Batagello é professor da universidade desde 2003. Em 2008, foi aprovado na seleção do doutorado em bioética da Universidade de Brasília e da Cátedra Unesco de Bioética. A turma foi a primeira de doutores em bioética do Brasil e a segunda da América do Sul. Além disso, Batagello atua como assessor técnico da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde e desde 2009, é editor da Revista Brasileira de Bioética (RBB), na qual também é editor executivo. 

O professor foi, ainda, convidado a compor a comissão científica do 9º Congresso Brasileiro de Bioética e do 1º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovido pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), pela Sociedade Brasileira de Bioética e pelo Conselho Federal de Medicina. O evento ocorre em setembro, em Brasília. 


Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina

registrado em: