Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curta-metragem produzido por alunos de cinema e audiovisual é selecionado em festival internacional

por Angela Rodrigues publicado 22/02/2019 02h00, última modificação 18/03/2019 16h28

O curta-metragem Um Beijo para Sofia, produzido pelos alunos graduados em cinema e audiovisual da Unimep: Calebe Jangrossi Corrêa (Calleb Jangrossi), Lilian Bison, Felipe Medeiros, Marco Escanhoela e Otávio Mandra foi selecionado para o 12º Festival Internacional de Cinema Infantil Bangladesh 2019, que ocorre entre os dias 2 a 8 de março. O festival é anual e apresenta longas metragens, curtas-metragens, filmes experimentais, animações de ficção e documentários de todo o mundo. Criado em 2008, é o único festival internacional de cinema para crianças e jovens adultos em Bangladesh. Nele, serão exibidos mais de 200 filmes de todo o mundo. A proposta é apresentar a diversidade de culturas e tradições de várias nações por meio do cinema.

Além de selecionado para esse festival, Um Beijo para Sofia coleciona outras conquistas: venceu distintas categorias do Prêmio Jaguatirica (2017) e foi premiado nas modalidades filme de ficção e fotografia em movimento do evento Expocom - Mostra da Pesquisa Experimental em Comunicação, Intercom Júnior e Divisões Temáticas, em setembro, em Joinville (SC). Além de Felipe Medeiros, o trabalho de fotografia desenvolvido para o curta-metragem foi desenvolvido também pelos estudantes de cinema e audiovisual: Otávio Penteado Mandrá e Marco Aurélio de Sousa Junior.

Sinopse – O curta-metragem apresenta a trajetória de Sofia, de 12 anos. Ao nascer, ela contrai uma doença que compromete o seu sistema imunológico; e em meio ao tratamento, ela descobrirá uma amizade que irá transformar a sua vida. Na página https://www.facebook.com/UmBeijoParaSofia/, é possível conhecer mais detalhes e informações sobre a produção do curta-metragem.

DESTAQUES – O coordenador do curso de cinema e audiovisual da Unimep, prof. Luiz Veloso, conta que a graduação promove projetos interdisciplinares alinhados com as demandas de mercado e inovação de linguagem, e o resultado tem sido reconhecido e premiado em distintos eventos nacionais e internacionais.

“Destacam-se as webséries “Dúbio” e “Lacunas”, finalistas do festival internacional de webséries Rio WebFest, e o roteiro da websérie “Refúgio”, vencedora nos concursos de roteiro do FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e da 18ª Goiânia Mostra Curtas. Já entre as produções cinematográficas destacam-se, além de “Um beijo para Sofia”, o curta-metragem “Os Pássaros já não cantam mais”, vencedor na categoria “produção audiovisual para mídias digitais” no Expocom Regional”.

Veloso destaca ainda que a instituição oferece projetos práticos que colocam o aluno em contato com clientes reais do mercado audiovisual, como a Produtora Escola de Audiovisual (PREA), e a oportunidade de elaborar produções para a TV Unimep, como o programa “Série Clube Cliffhangers” no qual os estudantes podem debater sobre produções seriadas contemporâneas.

Mais informações sobre o curso de cinema e audiovisual da Unimep podem ser consultadas no link: http://unimep.edu.br/cinema-e-audiovisual

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens