Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa avalia qualidade e desempenho de projetos urbanos em Santa Bárbara d´Oeste

por Angela Rodrigues publicado 30/06/2018 05h00, última modificação 30/07/2018 09h46

Por meio de distintos projetos de pesquisa desenvolvidos no último semestre, alunos e professores da Unimep puderam avaliar projetos de habitação social em Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo das pesquisas, realizadas com o apoio do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da universidade, é o de aprofundar o conhecimento sobre as moradias de EHIS (Empreendimentos de Interesse Social) da cidade.

Ao todo, foram desenvolvidos quatro projetos, dentre os quais o estudo “Habitação Social em Santa Bárbara d'Oeste – SP; levantamento e caracterização de projetos sob enfoque da qualidade e desempenho", realizado pela aluna do curso de arquitetura e urbanismo, Karina Araújo.

A pesquisa contou com a coordenação da professora da graduação, Raquel Paula de Barros e teve como principais objetos de estudo os projetos aprovados pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, a partir do ano de 2008, e a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais – ABNT NBR15575.

RESULTADOS – Dentre as contribuições do estudo à comunidade, a professora Raquel destaca que, ao aprofundar o conhecimento sobre a NBR15575, os profissionais da área de construção civil poderão fazer uso efetivo dessa Norma, com o objetivo de aumentar a qualidade técnica das habitações. “A base de conhecimento sobre os EHIS em Santa Bárbara possibilitará melhores práticas no que se refere à oferta de habitação social na cidade, sua inserção urbana e a qualidade e desempenho de seus projetos”, afirma a docente.

Além desse resultado, para a aluna Karina, o projeto também teve como principal contribuição a de complementar a sua formação. “Eu valorizo muito a área de conforto ambiental, e, de certo modo, a qualidade da habitação engloba esse tema. Assim, ao pensar que apenas isso poderia garantir a qualidade da habitação, pude aprender com a iniciação que outros aspectos também são igualmente importantes”, diz.

O projeto de iniciação científica em desenvolvimento pela estudante será concluído em 31 de agosto. O relatório final será compartilhado com a Secretaria de Planejamento da Prefeitura, que disponibilizou os dados técnicos dos projetos para o estudo, viabilizando a pesquisa.

Texto: Agência Inova
Edição: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep