Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Rodrigo Batagello participa de congresso da Unesco

Prof. Rodrigo Batagello participa de congresso da Unesco

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/12/2012 08h44, última modificação 26/04/2016 15h49

O docente da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Direito da  Unimep, Rodrigo Batagello (foto), participou no período de 29 de novembro a 1º de  dezembro do 4º Congresso Internacional da Rede de Bioética da América Latina  e do Caribe, criada pela Unesco. Com o tema Bioética, Direitos Humanos e a  Inclusão Social, o congresso foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em  Bioética da Universidade de Brasília e pela Sociedade Brasileira de  Bioética, com o apoio da Cátedra Unesco de Bioética da universidade brasiliense.  

Nele, o docente foi convidado a integrar a mesa-redonda Ética da Pesquisa na  América Latina e Caribe, além de ministrar a palestra Bioética e Gestão da  Informação nos Sistemas de Regulação das Pesquisas com Seres Humanos: estudo  de um caso brasileiro. Durante o encontro, Batagello apresentou fatos  relacionados à gestão da informação no acompanhamento das pesquisas que  envolvem testes de medicamentos em pessoas, além de debater sobre o contrato  de ensaio clínico, responsável por firmar parcerias de universidades  brasileiras com empresas farmacêuticas internacionais para o teste de  remédios no Brasil.  
 
\"A participação de professores da Unimep em congressos  dessa magnitude demonstram o potencial da nossa universidade para se  estabelecer como um centro de pesquisa e formação em bioética e ética em pesquisa. Espero, com a minha participação, incluir nossa universidade no  grupo dos centros de referência para a pesquisa em bioética no cenário  nacional, além de sensibilizar nossos gestores para a importância da  inclusão dessa disciplina em nossos cursos. Certamente, esses eventos são  também espaços de construção de parcerias e possibilidades de intercâmbio e  capacitação de nossos alunos”, destaca ele.

O conteúdo da palestra ministrada por Batagello foi elaborado a partir da sua tese de doutorado intitulada Análise Crítica dos Contratos de  Ensaios Clínicos Multicêntricos com Cooperação Estrangeira no Brasil, a  primeira pesquisa do país a estudar os contratos de ensaios clínicos.

 

Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 10/12/2012

registrado em: