Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Série de entrevistas "Volta ao Mundo Unimep" destaca experiências de unimepianos em intercâmbios

por ceperina — publicado 16/10/2017 00h00, última modificação 16/11/2017 11h39 expirado

Viajar para o exterior é uma experiência enriquecedora que contribui para o amadurecimento pessoal e profissional. Desse pensamento surge o projeto "Volta ao Mundo Unimep", uma série de vídeos em que alunos da Unimep compartilham suas experiências em intercâmbios realizados por meio da universidade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Assessoria de Relações Internacionais e a TV Unimep, que publica os vídeos em seu canal no YouTube. Neste semestre, a intenção é trazer relatos de mais alunos e professores para a comunidade acadêmica.

"Estruturamos esse projeto porque quando os alunos retornavam dos intercâmbios, eles procuravam a ARI para contar suas experiências. Após muitos relatos sobre as oportunidades que o intercâmbio acadêmico havia trazido, percebemos que seria interessante compartilhar isso com a comunidade acadêmica", conta Marcelo Leite, coordenador da Assessoria de Relações Internacionais.

Durante as entrevistas, os alunos falam sobre sua adaptação, os principais ganhos proporcionados pela experiência, curiosidades sobre o país e a cidade em que ficaram, entre outras questões. Até agora, a "primeira temporada" da série de entrevistas trouxe relatos de alunos que estudaram na Alemanha, EUA, México e Portugal. A ideia para a "segunda temporada", segundo Leite, é entrevistar alunos e professores que realizaram intercâmbio entre ano passado e esse ano.  Os alunos entrevistados participaram de intercâmbios em países como Japão, Chile, Argentina e Espanha. Os professores participam de atividades internacionais por meio de financiamento do governo.

A aluna Lais Martignago foi uma das entrevistadas. Cursando na época o oitavo (e último) semestre de ciências econômicas, Lais havia passado oito meses na cidade de Faro, em Portugal. Lá, ela estudou um semestre na Universidade do Algarve (UAlg). "Foi uma experiência incrível. Ter contato com pessoas de uma cultura diferente, com experiências diferentes, é muito bom. É bem interessante a diferença entre as matérias que estudamos no Brasil em relação as de outro país", conta a estudante no vídeo. Para ela, participar do projeto foi uma experiência significativa. "Fiquei superfeliz por ter sido convidada para participar do Volta ao Mundo Unimep. Quando voltei do intercâmbio, queria compartilhar o que tinha vivido, experimentado e conhecido. A entrevista foi uma oportunidade de realizar isso", conta Lais.

"Participar de uma experiência como essa é importante por diferentes motivos. Um deles é que o aluno vive situações que levam ao amadurecimento pessoal. Além disso, a convivência em um espaço multicultural faz com que o intercambista aprenda a respeitar e apreciar a diversidade. Sem contar que o intercâmbio proporciona o desenvolvimento de outra língua", ressalta Leite.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina