Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Mensagem da Semana / Mensagens Anteriores / Dia Internacional da Mulher- 08 de Março - "Mulher: seu valor excede ao de joias finas"

Dia Internacional da Mulher- 08 de Março - "Mulher: seu valor excede ao de joias finas"

por Angela Rodrigues publicado 07/03/2020 02h00, última modificação 23/03/2020 08h53

Até os meados do século XX, a mulher tinha um papel inferior, não participava da vida política, estava sujeita à tutela do pai, do irmão e depois do marido. A vida da mulher era marcada pelo “não”. Quando mulher e homens se casavam, tornavam-se um, e este um era o homem. A mulher passava a ser a sombra do esposo, o chefe da casa. Cabia à mulher ser: esposa, mãe, rainha do lar. Mas na realidade não decidia nada, nem mesmo sobre a educação dos/as filhos/as. Quando também trabalhava fora para ajudar no sustento da família, recebia salário inferior ao do homem. O ensino universitário era frequentado na sua maioria pelos homens.

A história de resistência e luta das mulheres consolidou a igualdade de direitos e continua ampliando, dia a dia, o movimento pela igualdade na vida, nos novos espaços que vão sendo conquistados.

Passeando pelas escrituras sagradas, conhecemos histórias de mulheres que também foram as protagonistas, mulheres da Bíblia, que ocuparam posições estratégicas de influência e de liderança, sendo colocadas meticulosamente no lugar certo e na hora oportuna, e vendo-as percebo como DEUS valorizou a mulher em todos os tempos. Percebo a maneira maravilhosa como DEUS a vestiu de força e de dignidade, e lhe investiu de autoridade diante de diversas situações conciliando obediência e submissão, àquele que incumbiu a missão para o homem e para a mulher.

Deus, em seu gracioso plano de salvação, envolveu mulheres das mais variadas classes, em suas mais variadas ocupações, numa época em que pouco ou nenhum valor se dava às mulheres, e assegurou que seus nomes e seus feitos ficassem registrados como testemunho para as próximas gerações.

Mulheres, muralhas, auxiliadoras, mães, profetisas, rainhas. Mulheres jovens, outras não tão jovens. Mulheres sofredoras, estéreis. Mulheres sábias, Mulheres simples. Mulheres importantes, Mulheres que não tiveram seus nomes revelados. Mulheres amigas, formosas. Mulheres prontas a ofertar suas últimas moedas... seu mais caro perfume... sempre o melhor aroma. Algumas tiveram o privilégio de serem contadas com os discípulos. Algumas puderam testemunhar a maravilhosa visão do túmulo vazio.

Mulheres de ontem e de hoje... Mulheres que escreveram a história e continuarão a escrever, no envolvimento e nos caminhos da missão que Deus nos deu.

“O valor de uma mulher excede em muito, o valor de joias preciosas”. Pv. 31, 10b 

Você tem valor!!

Que Deus nos fortaleça e continue contando conosco para a sua maravilhosa obra de redenção.

PARABÉNS!!!!!

Com Carinho
Revda.  Márcia Célia Pereira
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP
Pastora coadjutora na Igreja Metodista Betânia

 

Imagem: Omar Lopez/Unplash