Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Feliz Dia do Coração Aquecido!

Feliz Dia do Coração Aquecido!

por Angela Rodrigues publicado 10/05/2020 05h00, última modificação 29/05/2020 15h04

Se os Metodistas em todo mundo observassem os dias de festa, domingo, 24, seria a Festa do Coração Aquecido. É 24 de maio, data que comemora-se o aniversário da conversão evangélica de John Wesley e sua experiência inicial de garantia cristã. Aqui está o mais famoso de seus registros no diário sobre este dia 24 de maio em 1738:

“À noite, fui de má vontade a uma sociedade na rua Aldersgate, onde se lia o prefácio de Lutero à epístola aos romanos. Cerca de um quarto antes das nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Eu senti que confiava em Cristo, somente Cristo, para a salvação; e me foi garantido que Ele havia tirado meus pecados, até os meus, e me salvado da lei do pecado e da morte.

Comecei a orar com todas as minhas forças por aqueles que de uma maneira mais especial, apesar de me usarem e me perseguirem. Em seguida, testemunhei abertamente a todos que agora sentia pela primeira vez em meu coração. Mas não demorou muito para o inimigo sugerir: “Isso não pode ser fé; onde está a tua alegria? Então, fui ensinado que a paz e a vitória sobre o pecado são essenciais para a fé de nossa salvação; mas que, quanto aos transportes de alegria que geralmente acompanham o início dela, especialmente naqueles que choram profundamente, Deus às vezes os dá, às vezes os retém de acordo com os conselhos de Sua própria vontade.

Depois de voltar para casa, fiquei muito chocado com as tentações, mas gritei e elas fugiram. Elas voltaram várias vezes. Eu frequentemente levantei meus olhos e Ele "me enviou ajuda de seu lugar santo". E aqui encontrei a diferença entre este e meu antigo estado principalmente. Sim, eu estava lutando com todas as minhas forças sob a lei e também sob a graça. Mas, então, eu era às vezes, se não frequentemente, conquistado; agora eu sempre fui conquistador.”

Muito poderia ser dito sobre isso (e de fato muito tem!), mas apenas apontarei aqui dois aspectos da entrada de Wesley que considero particularmente impressionantes.

Primeiro, a experiência de Wesley é totalmente focada em Cristo. Sua fé está somente em Cristo. É Cristo quem tira seus pecados e Cristo que o salva da lei do pecado e da morte. A salvação, para Wesley, é nada menos que uma experiência do Cristo vivo. Segundo, a primeira coisa que Wesley fez depois que seu coração foi estranhamente aquecido foi orar por seus inimigos, o que é algo totalmente antinatural a ser feito e é, na maioria dos casos, evidência da presença e obra do Espírito de Deus.

Portanto, feliz dia Aldersgate, dia memorial da unção do Espírito Santo na vida de Wesley. O metodismo mundial celebra esta data com alegria, todos comemoramos a experiência de Wesley como referencial do agir espiritual na história da Igreja. Deus abençoe sua vida, sua família e nossa oração, é que o seu coração e o coração do seu lar, também recebam o calor do Espírito Santo.

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto, Pastoral Universitária da UNIMEP.

Feliz dia Aldersgate! Feliz dia Aldersgate!