Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Gratidão em tudo!

Gratidão em tudo!

por Angela Rodrigues publicado 30/11/2017 03h00, última modificação 01/12/2018 11h25

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5.18.

Sinceramente, às vezes, é o "tudo" nesse verso bíblico que me pega, me surpreende. A maioria de nós pode ser grata por muitas coisas, muitas vezes, mas em “tudo”, em todas as circunstâncias? Isso pode ser difícil, devemos reconhecer. Entretanto, o próprio autor do texto, o apóstolo Paulo, afirma que “esta é a vontade de Deus”, seja na alegria ou na tristeza, no dia bom ou no dia em que o errado prevalece.

Vale salientar que, quando você sofre de uma doença ou experimenta uma terrível derrota, ou passa por grande perda, é preciso ser muito forte para dar graças. É uma dor irreparável quando um ente querido sai desse mundo cedo demais e suas lágrimas abundantemente rolam pela face; dar graças em situações assim é duro demais. Quando você está orando para que seu filho volte para casa e parece que as orações não estão respondidas, parece contrariedade dar graças nestas circunstâncias.

Quando há desânimo, desilusão, luta com descrença, é quase impossível alguém dar graças. Onde prevalece sobrecarregamento almático, brigas constantes no lar, ambiente de trabalho estressado, dar graças é como se fosse uma ação de contrariedade. Quando as pessoas são cruéis, a vida parece injusta, e o inimigo está respirando nas suas costas, ou quando as tempestades vêm, e o carro quebra, ou o ar condicionado pára de funcionar no horário mais inapropriado possível, como dar graças?

Sim, estas enumeradas situações são o "tudo" que podem ser difíceis de encontrar em nós manifestação de gratidão, sejam enormes perdas ou apenas irritações da vida. Mas saiba que a Palavra de Deus nunca muda para se adequar às nossas circunstâncias, sua verdade se eleva acima das nossas circunstâncias, sempre.

Deus não diz agradeça "por isso" ou “por aquilo”, mas "em tudo", pois assim é que Ele está construindo mais profundamente em nossas vidas e caráter do que jamais poderia construir sem os tempos difíceis.

São nestes momentos que ganhamos força, ganhamos perseverança, sendo lembrados de que a verdadeira alegria nunca se baseia em como nos sentimos ou em nossas situações externas. 

Estamos entendendo que os caminhos de Deus são maiores, Seus pensamentos são mais elevados e podemos ter certeza de que Ele nos segura em Suas mãos. E ele está conosco permanentemente, não importa a situação, o momento “esse” ou “aquele”.

Veja bem e entenda, não importa o que você esteja enfrentando, a boa notícia é que você acordou, Ele nos deu o hoje, por isso se estamos aqui vivendo e respirando, que cada respiração nossa traga honra e louvares a Deus.

Tenha certeza amada e amado, você nunca luta sozinho nas batalhas, mantenha-se forte nestes dias difíceis, persevere sem cessar. 

Nesta nova semana, escolha a alegria, escolha ser grato em "tudo", o Senhor está construindo grandezas em seu favor. Ele está resolvendo as coisas para sempre, ouve nossas orações, vê tudo e conhece tudo.
 

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária