Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Palavra da coordenadora

Palavra da coordenadora

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 19/04/2016 15h33
Pedagogia

O Curso de Pedagogia é o quarto mais antigo Curso Superior da Universidade Metodista de Piracicaba, completando, neste ano de 2012, quarenta e seis anos de criação. Instituído em 1966, o Curso tem sua história marcada pelo compromisso com a formação de profissionais da área educacional, especialmente com a formação de professores da Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e de gestores escolares do Município de Piracicaba e região do Estado de São Paulo, além de outras localidades do país. Nesse sentido, pode-se dizer que a oferta do curso é parte constituinte do compromisso da Universidade com a Educação e a sociedade.

Ao longo de sua história, o Curso de Pedagogia da Unimep tem se destacado nos conceitos recebidos de avaliações externas; nos índices de empregabilidade de egressos do curso; na aprovação de alunos em concursos do sistema público de ensino; e principalmente, no reconhecimento de sua qualidade, competência e contribuição na formação de profissionais em Pedagogia do Município de Piracicaba e região do Estado de São Paulo.

O atual projeto e estrutura curricular do Curso reafirmam o seu compromisso, tanto ao atendimento das exigências tradicionais e clássicas dirigidas às Instituições e Cursos de Ensino Superior, quanto com às novas demandas e exigências expressas para a educação brasileira na melhoria da qualidade da Educação Básica e na formação e qualificação de professores. Assim, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 13 de dezembro de 2006, o Curso de Pedagogia da Unimep forma professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e abrange, em seu núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, as áreas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Planejamento e Gestão Escolar.

O principal diferencial do Curso de Pedagogia da Unimep está na sua estrutura curricular interdisciplinar, organizada em núcleos de estudos temáticos, propiciando articulação e diálogo dos saberes necessários à formação do conhecimento pedagógico. A partir das experiências formativas previstas em seu projeto pedagógico, o Curso destaca como diferenciais: Laboratório de Práticas Pedagógicas projetado para atender à elaboração de materiais pedagógicos, pesquisa sobre brinquedos e desenvolvimento de aulas práticas; Estágios em escolas públicas, espaços culturais e projetos sociais, com a supervisão em campo do professor-supervisor das áreas específicas de formação do curso; Projetos de Pesquisa e de Extensão Universitária com apoio, na forma de bolsas, dos órgãos de fomento nacionais; Núcleos de Disciplinas desenvolvidas com o apoio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (moodle); Convênios com Secretarias Municipais de Educação da região – parcerias no oferecimento de estágios não obrigatórios remunerados; Convênio com a CAPES/MEC para oferecimento de turmas especiais de Pedagogia no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).

No que trata do mercado de trabalho para o pedagogo, atualmente a escola se destaca como principal campo de atuação, considerando a crescente demanda por professores com formação em nível superior na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas Redes Públicas e particulares de Ensino. O nível de empregabilidade do graduado em pedagogia é bastante alto, tendo em vista a expansão das taxas de matrícula na Educação Básica. Além disso, o campo de atuação em áreas não escolares (por exemplo, cultural, empresarial e hospitalar) se mostra promissor, demandando profissional com conhecimento pedagógico em vários setores da sociedade.