Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa do PPGA/Unimep sobre estratégias do setor brasileiro de cosméticos é apresentada em congresso na Espanha

por ceperina — publicado 19/10/2017 00h00, última modificação 31/10/2017 09h54 expirado

Com a apresentação de pesquisa sobre estratégias do setor brasileiro de cosméticos, a Unimep esteve representada no 29º Congresso Internacional de Marketing – Aemark 17, realizado entre os dias 6 e 8 de setembro, em Sevilla, Espanha. O evento foi promovido pela equipe da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de Sevilla.

Dentre os participantes, estavam os docentes da área de marketing do PPGA da Unimep, Thel Augusto Monteiro e Antonio Carlos Giuliani. Eles apresentaram trabalho sobre o tema Estratégias Discursivas de Propagandas do Setor Brasileiro de Cosméticos, resultado de pesquisa desenvolvida nos últimos dois anos no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unimep. A iniciativa reuniu pesquisadores de mais de 55 universidades espanholas, da América Latina e Portugal, que apresentaram mais de 200 trabalhos.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Thel Monteiro conta que os projetos aprovados para apresentação no congresso foram avaliados pelas respectivas áreas do conhecimento por meio do sistema double blind revision (revisão por pares). Segundo ele, o trabalho foi elogiado pelos resultados e pela metodologia adotada, representada pela análise semiolinguística do discurso, de Patrick Charaudeau (2009). “Este método utiliza três categorias de análise (informação, persuasão e sedução) e cada uma possui suas respectivas variáveis. Com ferramenta de coleta e análise de dados Atlas TI, a pesquisa apresentou o coeficiente de co-ocorrência textual, cujos resultados apresentados no congresso demonstraram as estruturas das propagandas analisadas”, afirma ele.

Os docentes também destacam que receber o reconhecimento de entidades internacionais em sua área de pesquisa e atuação (marketing e administração), atesta que as produções científicas produzidas no Brasil ganham cada vez mais espaço no ambiente acadêmico e profissional de outros países. “Além da visibilidade para a área de marketing e para os cursos de mestrado profissional e doutorado em administração da Unimep”, afirmam.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina