Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Stricto / Doutorado em Administração / Infraestrutura

Infraestrutura

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 13h08, última modificação 16/05/2018 15h50

Infraestrutura Física 

As aulas são ministradas no Bloco 7, no Campus Taquaral, que é exclusivo para cursos de Pós-Graduação. Todas as salas de aula desse bloco, receberam, em 2008,  um computador e um projetor multimídia para uso dos docentes e discentes e sistema Wi-Fi para acesso à internet. 
Nesse mesmo bloco ficam localizadas as salas dos professores orientadores dos cursos de Pós-Graduação, bem como as Coordenações dos Cursos e a Secretaria de Atendimento Integrado da Pós-Graduação.


Recursos de Informática: 

Estações de trabalho, rede e servidores: 

A UNIMEP possui uma rede interna que integra seus 4 campi em 3 cidades (Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e Lins), com cerca de 2250 PCs, distribuídos entre seus laboratórios de informática (cerca de 65%) e Administração da Academia (demais 35%). 
Todos os equipamentos estão ligados por meio de LANs e WANs e acessam a Internet através de um Proxy/FireWalll, que conecta a UNIMEP a Rede ANSP via FAPESP, com um link Gigabit até o POP FAPESP de Piracicaba, e este a 155Mbps até São Paulo. Os servidores somam um total de 26, distribuídos entre as aplicações de Banco de Dados, Acadêmico-Administrativas, e-Mail, Web, Intranet, Anti-Vírus, Proxy, FireWall, Gateway, Acesso Remoto, entre outros, rodando S.O.S como Linux, Windows 2003, Novell e MCP-Unisys (este último no mainframe coorporativo). 

Softwares Institucionais e Serviços: 
Todos os alunos ao serem matriculados, recebem uma caixa postal pessoal (e-Mail) e espaço em disco no servidor acadêmico para salvar seus arquivos, bem como espaço para criação de home pages pessoais. 
Todos os documentos entregues na matrícula são digitalizados e disponibilizados para consulta via Intranet. O aluno recebe, ainda, dois cartões de identificação personalizados, um que dá direito de acesso à Intranet e acesso físico aos locais nos quais este é exigido. O outro cartão pessoal contém identificação de aluno-mestrando do curso de Administração. 
Os Professores, além do e-Mail e do espaço pessoal no servidor acadêmico, possuem também o recurso de Pastas de Disciplinas, que, através do sistema de Intranet, disponibiliza material no formato eletrônico aos alunos de uma mesma disciplina. Aos professores é oferecida também, gratuitamente, conexão remota direta com a rede UNIMEP, através de sistema proprietário acessado a partir da rede pública de telefonia, nas 3 cidades dos 4 campi. 
Todos os professores possuem página pessoal, permitindo relacionamento com seus pares e alunos, na qual estão disponíveis link para acesso ao Currículo Lattes, informações sobre projetos de pesquisas, bem como pasta de disciplinas e recomendações de leituras e atividades extras aos alunos. 
A UNIMEP possui um sistema Acadêmico e Financeiro Discente desenvolvido internamente, sendo que todos seus módulos já estão disponíveis para ambiente WEB, o que permite que seus alunos e professores façam acesso a toda e qualquer informação via Terminais de Consulta (quiosques) espalhados nos 4 campi e sistema de Intranet, que pode ser acessado a partir da Rede UNIMEP ou da casa dos alunos e professores, através de qualquer conexão com um provedor Internet. 
As principais funções do sistema acadêmico são: Consultas à Biblioteca, Boleto Bancário, Bolsas de Estudo, Conceitos e Faltas, Dependência Curricular, Freqüência às Aulas, Horário das Aulas, Informações Acadêmicas, Localização de Pessoas, Pastas de Disciplinas, Pasta Digital de Documentos, Projeto de Pesquisa, Pré-Matricula, Requisições, dentre outras.

Informações do Núcleo de Computação: 
Recursos para deficientes visuais: Impressora Braille e um micro computador pentium IV com o software Virtual Vision que realiza leitura de texto, proporcionando uma maior interação entre usuário, máquina e aprendizado. 
Laboratórios de informática do Núcleo: 
Rede 1: 23 equipamentos pentium Core 2 Duo 2,66 GHz 4Gb Memória RAM– atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários –com canhão fixo de projeção de multimídia; 
Rede 2: 21 equipamentos Core 2 Duo 2.8 Ghz 4 Gb. Memória RAM– atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários, com canhão fixo de projeção de multimídia; 
Rede 3: 23 equipamentos Core 2 Duo 2.8 Ghz 4 Gb Memória RAM –atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários ¬–com canhão fixo de projeção de multimídia; 
Rede 4: 21 equipamentos Core 2 Duo 2,66 Ghz, 4Gb Memória RAM – atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários – com canhão fixo de projeção de multimídia; 
Rede 5: 23 equipamentos Core 2 Duo 2,88 Ghz, 4 Gb Memória RAM – atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários –com canhão fixo de projeção de multimídia; 
Rede 6: 20 equipamentos pentium III, 256 Memória RAM- atendimento exclusivo à uso livres dos usuários; 
Sala de Estudo Informatizada (SEI): 30 equipamentos pentium III – para uso livres dos usuários; 
Estágio: 07 equipamentos pentium IV 1.8 Ghz 512 Memória RAM e Core 2 Duo 2,66 Ghz, 1 Gb Memória RAM – atendimento: aula prática do estágio supervisionado – desenvolvimento de projetos (prioridade) e uso livres dos usuários; 
Há quatro salas para o desenvolvimento de trabalho em grupo, sendo esse ambiente utilizado exclusivamente pelos alunos da área de informática. Cada sala tem dois computadores pentium 4 e mesa para reunião – desenvolvimentos de projetos (sistemas). Todos os computadores do Núcleo de Computação possuem acesso a Internet e emitem relatórios em uma ilha de impressão, sendo está constituída por duas impressoras laser monocromática, uma impressora laser colorida e uma impressora jato de tinta. O acesso ao sistema de impressão que controla a cota de impressão de cada aluno é realizado via controle de acesso de usuário e senha da Intranet Institucional. 
O Núcleo de Computação possuem um sistema de rede Wifi para atender aos alunos, professores e funcionários que possuem dispositivos móveis e necessitam acessar a Intranet ou Internet.

Laboratórios do Bloco 5 – FGN 
Laboratório 1:
 21 equipamentos Core 2 Duo 2,8 Ghz, 4 Gb Memória RAM – atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários – com canhão fixo de projeção de multimídia - tem uma impressora laser que opera no sistema de cota, idêntico ao procedimento do Núcleo de Computação; 
Laboratório 2: 31 equipamentos pentium III – atendimento: aula prática (prioridade) e uso livres dos usuários – com canhão fixo de projeção de multimídia - tem uma impressora laser que opera no sistema de cota, idêntico ao procedimento do Núcleo de computação.

Há uma diversidade de softwares para atender as necessidades acadêmicas, sendo que esses estão instalados nas estações de trabalho ou no Servidor que gerencia os laboratórios (Núcleo, SEI, FGN). Entre os diversos softwares instalados poderíamos destacar: Borland Delph, Borland C++, Dev C++, Java, Jude Community, Maple, Microsoft Project, Movie Studio, Sound Forge, Statgraphics, Firebird, SPSS, Simulação Empresarial da Bernard Sistemas (três softwares distintos para Comércio, Indústrias e Serviços), Nutri Win e EPI (sistemas de apoio nutricional), entre outros. Dos laboratórios também é possível acessar todas as bases de dados do Portal Capes. 
Equipe técnica: sete técnicos de laboratórios, dois analistas de suporte e um supervisor de laboratórios. 
Todos possuem formação na área da Ciência da Computação. O horário de funcionamento da Sala de Estudos Informatizado, do Núcleo de Computação e dos laboratórios da FGN, é das 07h4O ás 22h40 de segunda a sexta feira e aos sábados 07h4O ás 16h30 sempre com a supervisão de técnicos do laboratório e um coordenador de Informática (analista ou supervisor).

Laboratórios do Bloco 7: 
Laboratório HSBC: 
10 Micro Computadores ST 4342ss; Pentiun 4 3.40 Ghz, 512 MB Memória RAM, 80 GB HD 

Software Instalados nos computadores: 
- Adobe Reader Acrobat 8 
- Economática 
- Internet Explorer 7 
- McAfee 8.7.01 
- Microsoft Office 2003 
- Nero7 
- Power DVD 
- SPSS 13 – Software de Estatística 
- Windows Media Player 11 
- Windows XP Pro SP3 
- Z-zip 

Laboratório PH6: 
10 microcomputadores Core 2 Duo - E7400 - 2.80 GHz; 2GB memória; HD 250GB sata; Gravador de DVD ; Monitor LCD 17"; Windows Vista 

Software Instalados nos computadores: 
- Adobe Reader Acrobat 8 
- Economática 
- Internet Explorer 7 
- McAfee 8.7.01 
- Microsoft Office 2003 
- Nero7 
- Power DVD 
- SPSS 13 – Software de Estatística 
- Windows Media Player 11 
- Windows XP Pro SP3 
- Z-zip