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Projetos de Pesquisa

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 15h08, última modificação 15/01/2020 13h37
EM ATUALIZAÇÃO

Linha de Pesquisa em Marketing e Operações
 

Linha de Pesquisa em Marketing e Operações

1. Título: Marketing Transacional e Relacional com Foco no Cliente aplicados a Setores Específicos
Coordenadora: Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto
Resumo:
 O Marketing Transacional - apoiado em estratégias do composto de produtos- foi o enfoque predominante de 1950 a 1983 quando conceito de qualidade migrou do foco no produto para o foco no cliente, surgindo um novo enfoque de gestão mercadológica, o Marketing de Relacionamento, ou Relacionalque enfatiza a assunção de Estratégias Mercadológicas voltadas à construção de relacionamentos a longo prazo com os clientes. Como tais, incorpora todos os stakeholders organizacionais internos (funcionários), intermediários (distribuidores, fornecedores, por exemplo) e finais (os consumidores usuários e potenciais). Os estudos deste projeto de pesquisa voltam-se tanto às pesquisas envolvendo Estratégias do Marketing Transacional quanto às voltadas ao Marketing Relacional ( de Relacionamento) e seus instrumentos,  (CRM- Customer Relationship Management-  e Pesquisa Mercadológica, por exemplo), na gestão do marketing de setores específicos, como o Varejo, a Indústria, os Serviços, o Agronegócio, o setor Institucional, envolvendo, dentre outros, o Educacional. 

 

2. Gestão de Marketing em Empreendimentos Sociais no Brasil  e no México
Coordenadora: Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto
Resumo: 
Empreendimentos sociais são empresas criadas para atender um problema social ou um problema ambiental. Diversos modelos de negócios inovadores de empreendimentos sociais tem surgido em países em desenvolvimento. Este estudo procura avaliar a natureza e os dados do impacto do empreendedorismo social no Brasil e no México, realizando Estudo Descritivo de Múltiplos Casos: serão 19 organizações identificadas nos dois países, a serem comparadas com base em categorias de análise definidas a partir dos conceitos da Gestão de Marketing e suas Estratégias nos enfoques Transacional e Relacional: perfil do negócio, objetivos, segmento-alvo, Visão, Missão, Estratégias de Marketing assumidas e resultados e benefícios alcançados no sentido da consecução dos objetivos buscados pelo empreendimento. Também na metodologia de Estudo de Múltiplos casos, investiga a figura do intrapreneur social, ou  intraempreendedor social, ou seja, aquele que cria projetos orientados a dar solução  a problemas sociais, em seu próprio trabalho, não como proprietário.  
FAP 0211. 16

3. A dinâmica do comportamento do consumidor como estratégia de marketing em setores específicos
Coordenadora: Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro
Resumo: 
O campo do comportamento do consumidor é dinâmico e em permanente mudança, sendo constantemente fertilizado por perspectivas de muitas disciplinas diferentes, convidando diversas visões diferentes ao debate. As pesquisas sobre comportamento do consumidor aparecem, praticamente, em todas as disciplinas das ciências sociais, algumas das ciências físicas e grande parte, das artes. Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender o comportamento dos consumidores e sua dinâmica como foco das estratégias de marketing das empresas e organizações, bem como entender como as escolhas são feitas,  as compras são realizadas, e como produtos, serviços, ideias e experiências são utilizados. Espera-se que os resultados apontados por esta pesquisa contribuam para o aprimoramento científico dos estudos sobre o comportamento do consumidor e suas relações entre estilos de vida e estratégias de marketing.
FAP 
215/16

4. Sistemas Advanced Planning & Scheduling (APS) aplicados na Gestão da Cadeia de Suprimentos – um estudo bibliográfico
Coordenador: Prof. João Batista de Camargo Junior
Resumo: 
Considerando os diversos desafios que se impõem às organizações atualmente, a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) se propõe justamente a auxiliar na administração de todos os processos que perpassam as empresas que se integram na busca por desempenhos competitivos superiores. Um dos principais fluxos da SCM é o de informações, que auxilia o tráfego financeiro e de produtos ao providenciar dados relacionados ao controle e execução das atividades da cadeia de suprimentos. Naturalmente, para que a troca de dados ocorra de forma eficiente, os membros da cadeia precisam contar com recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) que integram processos e viabilizam as iniciativas de SCM. Entre os principais recursos da TIC destacam-se os Sistemas de Informação (SI), que podem colaborar desde o planejamento da distribuição até o planejamento avançado das operações da cadeia. Para essa última tarefa e outras importantes para a SCM, os sistemas APS (Advanced Planning & Scheduling ouAdvanced Planning System) apresentam soluções baseadas em algoritmos matemáticos complexos que criam o mecanismo de apoio para o planejamento e tomada de decisões. Embora apresentem diversos benefícios para a gestão integrada das cadeias de suprimentos, esses sistemas ainda são pouco debatidos na literatura da área em relação a sua forma de utilização. Desse modo, o objetivo desse projeto de pesquisa é acompanhar o desenvolvimento da produção científica relacionada a sistemas APS aplicados na SCM e desenvolver um estudo bibliográfico sobre o tema. Através de uma pesquisa descritiva, o trabalho pretende contribuir para a área de Operações preenchendo uma lacuna importante na área, que traduz-se na falta de levantamentos sobre a produção científica relacionada ao tema.
FAP 209.16

5. Análise da aderência das metodologias de planejamento e gestão estratégica com os sistemas de medição de desempenho empresariais
Coordenador:
Resumo: 
A globalização exige das empresas uma maior flexibilidade e adaptabilidade de seus processos, estruturas, sistemas, e estratégias para fazer frente às exigências de mercados crescentemente turbulentos. Tais requisitos geram nas Organizações necessidade de processos e conteúdos efetivos de planejamento e gestão empresarial. Nesse sentido, há a necessidade de alinhamento entre as estratégias corporativas e as funcionais, bem como o coerente monitoramento e controle da gestão estratégica empresarial, pela utilização de sistemas efetivos de medição de desempenho, que sejam atrelados aos objetivos estratégicos, e que possam medir o desempenho da empresa nos seus elementos mais significativos, dentro de suas dimensões funcionais e corporativa. Este projeto tem como objetivo a análise das metodologias de planejamento e gestão estratégica, tanto as escolas das estratégias prescritivas, como a de Ansoff e Porter, quanto as emergentes, como de Mintzberg e Prahalad. Adicionalmente, busca-se analisar os desdobramentos das estratégias nos contextos funcionais para a gestão efetiva das Organizações, e a aderência da estratégia com um sistema de medição de desempenho que possa ser usado como base para a tomada de decisões em relação às ações, tanto para ajustes na gestão, quanto no plano estratégico. Tal sistema deve ser composto por indicadores que possam medir a efetividade da estratégia nas diferentes áreas funcionais, utilizando-se de indicadores de resultados e de tendências.
FAP  211/16

6. Título: Gestão da cadeia de suprimentos: Novas iniciativas, práticas e implementações
Coordenador: Prof. Dr. Silvio R. I. Pires
Resumo:
 O projeto tem como objetivo principal identificar, analisar, sistematizar e divulgar as principais características de casos relevantes de implementações de novas iniciativas práticas na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) principalmente aqueles sendo implementado no Brasil em setores considerados líderes na área como o automotivo, o eletro-eletrônico e o grande atacado/varejo.

7. Título: Métodos quantitativos aplicados aos estudos em Administração
Coordenador: Profa. Dra. Maria Imaculada de Lima Montebelo
Resumo: Desenvolver atividades envolvendo métodos quantitativos em aplicações de Estatística e Matemática em Administração; realizar atividades de estudo, formação e suporte em Métodos quantitativos, por meio de disciplinas, minicursos e apoio a pesquisadores em demandas relacionadas.

 

Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais

1. Título: Estudos Organizacionais e Governança
Resumo: 
Há nas organizações um conflito constante entre o impulso para a mudança e a tentativa de manutenção do existente, ou seja, as diferentes interpretações da organização estão centradas em duas concepções: a primeira é a racionalidade instrumental, que está relacionada com os objetivos de eficiência e eficácia, e a segunda está vinculada à subjetividade e à intersubjetividade, na qual prevalece o corpo social organizacional. É neste contexto que as pesquisas vêm se desenvolvendo, as quais busca a compreensão da dinâmica da governança, da responsabilidade social, da captação de recursos, do empreendedorismo, da organização do trabalho e das relações dos indivíduos e dos sujeitos na busca por estudar seus reflexos e sua dinâmica no âmbito do primeiro, segundo e terceiro setores. Ampliar a pesquisa no contexto da estrutura organizacional e modelos de gestão, além de focar reflexões relativas às relações indivíduo e organização e organização e ambiente. Os objetivos que permeiam essa discussão podem ser pautados por: a) entender o mundo social ao diagnosticar as políticas existentes e compreender como as questões de estratégia, do conflito, do mercado de trabalho e das funções de gestão de pessoas são materializadas nas organizações do primeiro, segundo e terceiro setores; b) analisar o tipo de estrutura existente nas Organizações e compreender de que forma impacta na gestão; c) analisar como os gestores destas organizações se posicionam frente às questões do mercado de trabalho, as políticas praticadas, a cultura e os processos organizacionais; d) estabelecer possíveis relações entre o estilo de atuação da organização e sua cultura organizacional; e) analisar a liderança, a motivação, o poder, os recursos nos processos de gestão e de governança.

 

2. Levantamento e diagnóstico das características  comportamentais predominantes em gestores da geração x/y
Coordenadora: Profa. Dra. Yeda Cirera Oswaldo
Resumo: 
No atual cenário competitivo e de incertezas que  as organizações operam é essencial para elas conhecer o perfil comportamental predominante de seus gestores para subsidiar alguns processos decisórios da gestão de pessoas, tais como planejamento da carreira, processos de retenção, gestão das competências, avaliação de performance, processo sucessório e desenvolvimento de liderança. Sobretudo, para que elas possam ponderar os impactos comportamentais de seus gestores sobre o alcance de objetivso e metas organizacionais, questões que estabelecem vínculos diretos com o sucesso do negócio.  As organizações buscam gestores com habilidades para a complexidade da função e que correspondam á área de atuação com melhor desempenho e resultados. No atual cenário de trabalho, as gerações X e Y são as que mais ocupam cargos de gestão nas empresas. A geração X representa os nascidos no período entre 1962 e 1977 e a Y são os nascidos a partir de 1978. O objetivo do estudo é levantar e diagnosticar as características do perfil comportamental predominante nas gerações X e Y, demonstrar e relacionar as características de cada perfil com o exercício da gestão. O estudo será desenvolvido através de uma pesquisa survey envolvendo uma população de 500 gestores, composta das duas gerações e,  adotará uma abordagem metodológica de métodos mistos (qualitativo e quantitativo). O instrumento de coleta de dados a ser utilizado neste estudo é o APC- Profiler Avaliação de Perfil Comportamental (APC) (SOLIDES, 2014) que identifica quatro perfis comportamentais predominantes. O resultado do estudo deverá apurar um quadro gerado a partir do perfil comportamental predominante entre as gerações pesquisadas e a correlação com as competências do gestor.  
FAP 219.16

3. Título: Análise Da Gestão Econômica E Financeira Para Apoio Ao Processo Decisório Estratégico
Coordenador: Prof. Dr. Clóvis Luíz Padoveze
Resumo:
 Pesquisar e identificar os principais conceitos de gestão econômica e financeira que devem ser utilizados conjuntamente com as diversas etapas do processo decisório da elaboração, acompanhamento e controle da estratégia. Pesquisar e identificar os principais conceitos de gestão econômica e financeira que devem ser utilizados conjuntamente com as diversas etapas do processo decisório de elaboração, acompanhamento e controle de gestão de marketing, bem como a adequação do sistema de informação empresarial para integração dessas áreas. O projeto permite aos participantes desenvolver estudos nas diversas áreas das organizações. Os resultados deverão compor servir de base para trabalhos de dissertações, bem como para a produção de livro didático e trabalhos submetidos a Congressos e Periódicos.