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Estrutura Curricular

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 17h09, última modificação 31/10/2017 17h09

O prazo de duração do Doutorado é de quatro a oito semestres. O Curso compõe-se de 60 créditos acadêmicos, a serem integralizados com o aproveitamento dos créditos do Mestrado, disciplinas, atividades supervisionadas e tese.

Aprovado pela Res. Consun nº 017/14, de 24/09/14.

DOUTORADO

   

Disciplinas

Créditos

Epistemologia e Educação I

03

Epistemologia e Educação II

03

Seminários de Pesquisa I, II, III e IV

(Quatro seminários de 01 crédito cada, o seminário de Pesquisa IV é de frequência mensal)

04

Estudos Avançados em Pesquisa Educacional

02

Disciplinas optativas (três de 03 créditos cada)

09

Atividades Supervisionadas

03

Elaboração de Tese

06

TOTAL

30 + (30 do Mestrado)

 

Esquema (indicativo) 
 

 

1ºsemestre

crédito 

2ºsemestre

crédito

3ºsemestre

crédito

4ºsemestre

crédito

Epistemologia e Educação I

03

Epistemologia e Educação II

03

Estudos Avançados em Pesquisa Educacional

02

 

 

Seminário de Pesquisa I

01

Seminário de Pesquisa II

01

Seminário de Pesquisa III

01

Seminário de Pesquisa IV

(frequência mensal)

01

1ªDisciplina Optativa

03

2ªDisciplina Optativa

03

3ªDisciplina Optativa

03

 

 

 

07

 

07

 

06

 

01

 

Disciplinas (10) = 21 créditos
Atividades Supervisionadas = 03 créditos

Tese = 06 créditos
TOTAL = 30 créditos

Os Seminários de Pesquisa I, II, III e IV têm um caráter de disciplina. Os Seminários de Pesquisa orientam-se por uma programação semanal e um plano flexível estabelecido conforme as peculiaridades e interesses de cada Núcleo, alternando-se atividades gerais e seminários dos orientadores com seus grupos de orientandos.


Esses seminários envolvem as seguintes atividades:

  • estudo de textos sobre temáticas ou autores de interesse;
  • estudo de questões metodológicas, configurando as tendências atuais na investigação das áreas abrangidas pelo Núcleo;
  • leitura de teses e dissertações, com o intuito de familiarizar os alunos com esse tipo de produção e de contribuir para o conhecimento da literatura relevante para os projetos discentes;
  • apresentação de projetos em andamento (de discentes e docentes) e de versões preliminares de textos para a qualificação de dissertações e teses;
  • apresentação de trabalhos produzidos para congressos ou para publicação;
  • bibliografia (bibliografia sobre teoria e metodologia do trabalho científico, e sobre os temas tratados pelos diferentes Núcleos).


Atividades Supervisionadas - São os exercícios escolares, projetados e realizados sob supervisão do professor orientador, que visem o desenvolvimento do tema de pesquisa e sobretudo o aprimoramento do pesquisador/professor. Dá-se pois valor maior à publicação (Livro, artigo, capítulo de livro) em relação a outros tipos de trabalho (trabalhos em eventos, participação em projetos, estudos independentes, conferências e minicursos).
As atividades supervisionadas correspondem, no Mestrado, a quatro créditos, e, no Doutorado, a três créditos.