Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Stricto / Doutorado em Educação / Núcleos de Estudo e Pesquisa

Núcleos de Estudo e Pesquisa

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 15h09, última modificação 08/05/2018 15h29

História e Filosofia da Educação

Este Núcleo tem por objetivo o estudo e a pesquisa da história da educação e das bases filosóficas das teorias e práticas educacionais. Constituem suas temáticas: fundamentos históricos, filosóficos e políticos da educação; teorias epistemológicas, éticas e estéticas da educação; teoria crítica e educação; história das instituições escolares; história dos sujeitos educadores; história e filosofia das reformas educacionais no Brasil e América Latina; novas tecnologias e educação.

Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais

Este Núcleo investiga problemas relativos à formação de professores e às políticas educacionais tendo como eixo articulador o trabalho docente, tomado em suas dimensões cotidiana e subjetiva bem como em seus condicionantes sociopolíticos. Suas investigações abarcam desde a educação infantil até o ensino superior e buscam compreender o trabalho docente a partir de quatro vertentes: políticas públicas, organização e gestão escolar, formação inicial e continuada, cotidiano escolar. 


Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e não Escolar

Concebendo as práticas educativas como práticas sociais, o propósito do núcleo é contribuir para a compreensão da formação do sujeito educando nas condições escolares e não escolares. Os estudos realizados têm como principal referência teórica a abordagem histórico-cultural e orientam-se para a investigação de processos de desenvolvimento humano; estudos sobre educação escolar; trabalho educativo em diferentes contextos sociais; educação especial; educação e desigualdades sociais; linguagem, leitura e escrita; educação em ciências e matemática e educação ambiental.