Você está aqui: Página Inicial / Conheça a UNIMEP / Reconhecimento

Reconhecimento

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 15/05/2017 17h36, última modificação 15/05/2017 17h36

Conheça os prêmios e reconhecimentos que a Unimep recebeu recentemente: 

 

Ranking Universitário Folha (RUF)

A Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep é a 3ª melhor universidade particular na categoria ensino do interior do Estado de São Paulo, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2016. A pesquisa, que consiste na avaliação anual do ensino superior do país realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, classificou 195 universidades públicas e particulares e ranqueou 40 cursos de graduação de todo o Brasil.

No ranking dos cursos, três graduações da Unimep são citadas com destaque: Educação Física, Farmácia e Fisioterapia que obtiveram a 1ª colocação entre as melhores universidades particulares do interior do Estado de São Paulo.

Os resultados estão disponíveis no portal da Folha de São Paulo.

Guia do Estudante

A Universidade Metodista de Piracicaba é destaque no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017. Das 26 graduações avaliadas, 22 receberam 5, 4 e 3 estrelas – isso significa que 85% dos cursos figuram entre os melhores do Brasil, segundo a publicação. As graduações são oferecidas nos campi Taquaral (Piracicaba), Santa Bárbara d´Oeste e Lins. Além do curso de Fisioterapia, que conquistou 5 estrelas nesse ranking, seis cursos foram ranqueados com 4 estrelas (Administração, Ciências Contábeis, Negócios Internacionais, Direito) e 15 com três estrelas. As notas representam, respectivamente, excelente (5), muito bom (4) e bom (3).  

A publicação Guia do Estudante auxilia estudantes do ensino médio na avaliação da qualidade do ensino superior e aponta os melhores cursos universitários públicos e privados do país (universidades, faculdades, centros universitários, entre outros).

 

CPC - Ministério da Educação (MEC)

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou no início de 2017 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. A tradicional avaliação tem como finalidade medir o nível dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES) de todo o território nacional.
A Unimep foi submetida à avaliação em 16 de seus cursos. Das graduações analisadas, 14 tiveram sua qualidade comprovada e obtiveram conceito 3 (bom) no Conceito Preliminar de Curso (CPC): Administração, Direito (campi Piracicaba e Lins), Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Marketing, Gestão de Recursos Humanos (campus Piracicaba), Logística, Comércio Exterior, Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O CPC é um índice calculado a partir de variáveis como avaliação de desempenho de estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos discentes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

 

Enade

Outro resultado positivo conquistado pela Unimep foi com o o Enade, indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos após aplicação de prova pelo Inep. Nove das 14 graduações avaliadas conquistaram o conceito 3 (bom): Administração, Psicologia, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Marketing, Gestão de Recursos Humanos (campus Piracicaba), Comércio Exterior, Design Gráfico e Jornalismo.