Perguntas Frequentes
A Universidade Metodista de Piracicaba realiza uma ampla revisão do seu portfólio de cursos, buscando fortalecer sua atuação, com ênfase na inovação e na sustentabilidade institucional. A medida permite uma melhor adequação ao contexto onde estão localizados os campi da Instituição e ao cenário nacional da Educação Superior, mantendo a excelência de seus cursos. Com isso, as vagas continuam abertas para matrículas.
Qual o motivo para não oferecerem mais o meu curso?
Sabemos de todo o seu esforço para cursar cada semestre e nos orgulhamos muito da sua evolução com os anos, por este motivo até janeiro/2021 fizemos o máximo para manter todos os cursos em funcionamento, porém, devido a diminuição considerável do número de alunos matriculados e, também para melhor sustentabilidade institucional tivemos que suprimir a oferta deste.
Eu posso transferir para outro curso da IES?
Sim, você pode solicitar a transferência para qualquer um dos cursos que estão ativos. Para confirmar quais os cursos, acesse o site da IES. A transferência deve ser solicitada na Central de Atendimento ou pelo Portal do aluno/Docente no item “transferência interna especial”.
Lembrando que sua solicitação passará por uma avaliação acadêmica, sendo condicionada à existência de vagas na turma e no curso desejado.
Como será essa análise curricular da minha transferência para que eu possa aproveitar as aulas a partir de 22/02? Qual o prazo?
Ao abrir o serviço no portal do aluno você vai identificar o prazo para análise de seu processo. Trabalharemos para responder todas as solicitações em até 7 dias úteis.
Se eu alterar o curso, a minha mensalidade será a mesma no outro curso? O meu desconto será mantido?
Você terá algumas opções para escolher a que mais se encaixa com a sua decisão. São elas:
- Transferir para outro curso com os benefícios que já possui;
- Caso não tenha nenhum benefício poderá transferir para outro curso com 50% de desconto na mensalidade do curso escolhido;
- Caso seja transferência de um curso Presencial para um curso na modalidade EAD, terá 100% de desconto;
O meu desconto será mantido?
Sim, seu desconto, sua bolsa ou financiamento será mantido.
Se eu quiser mudar de curso na própria Instituição, qual o processo? Devo abrir o requerimento de troca de curso e terei prioridade de resposta?
Você pode comparecer Central de Atendimento da Instituição para assinatura do termo e solicitar a transferência de curso. Caso você não possa comparecer presencialmente, acesse o Portal do Aluno e faça a solicitação no item “transferência interna especial”
Como e quando será entregue o kit para eu me transferir para outra IES?
Você deve retirar presencialmente o kit de transferência no seu campus/polo a partir do dia 24 de fevereiro. A nossa equipe de atendimento estará disponível nos canais oficiais de comunicação caso deseje confirmar se o kit está pronto para a retirada.
Eu paguei a minha renovação de matrícula e não vou ficar na Instituição, como será reembolsado este valor? Qual o prazo?
O reembolso da renovação de matrícula será feito em 10 dias úteis e será depositado na conta informada pelo aluno no Termo de Aceite. Caso você não possa comparecer presencialmente, envie e-mail para centralderelacionamento@unimep.br com o seu nome, número de matrícula, CPF e curso.
Eu estou inadimplente, então não preciso mais pagar esta dívida?
A inadimplência relativa a 2020 e períodos anteriores deve ser quitada com a Instituição, conforme negociação já acertada ou por nova negociação. Independente se o aluno permanecerá ou não na Instituição.
Eu não vou ficar na Instituição. Eu devo pagar a mensalidade do mês de fevereiro?
Não é necessário, pois você não dará continuidade no curso conosco.
Eu paguei a mensalidade de fevereiro e não ficarei na Instituição. Como será feito o reembolso?
O reembolso será feito em 10 dias úteis a partir da assinatura do termo e, será depositado na conta informada pelo aluno no Termo de Aceite. Caso você não possa comparecer presencialmente, envie email para centralderelacionamento@unimep.br com o seu nome, número de matrícula, CPF e curso.
Eu sou beneficiário do Prouni. Como vou transferir de curso?
É possível realizar a transferência com o ProUni desde que a instituição e o respectivo curso para o qual você deseja se transferir estejam regularmente credenciados no ProUni. Além disso, deve existir vaga no curso para o qual você deseja se transferir.
O primeiro passo é checar com a instituição que deseja se transferir se é possível realizar o procedimento, sendo aceito deverá solicitar a transferência acadêmica, retirando em nossa instituição seu kit transferência a partir de 24 de fevereiro, e depois solicitar a transferência da bolsa pelo site do ProUni, assim conseguiremos validar o processo.
A IES que eu desejo transferir e a única que tem meu curso não aceita Prouni, como devo proceder?
Se a instituição não for credenciada ao ProUni não será possível realizar a transferência acadêmica com a bolsa. Você pode verificar se a instituição de interesse oferece outro programa de bolsas no qual você pode participar, se for o caso, deverá suspender o benefício no site do ProUni.
Eu tenho o financiamento do FIES, como faço a transferência? Até quando eu posso fazer essa solicitação?
É muito importante entrar em contato com a instituição de interesse para verificar se é possível realizar a transferência acadêmica com o FIES para o curso desejado. Sendo confirmado, você terá que solicitar a transferência acadêmica, retirando seu kit transferência conosco a partir de 24 de fevereiro e, em seguida acessar o site do FIES para pedir a transferência do financiamento para a instituição de interesse. Assim que fizer o processo nos comunique, pois faremos a validação da transferência e em seguida a outra instituição deverá confirmar o processo.
E se o financiamento Pra Valer e Quero Pago não aceita a minha transferência para outra IES, como vou pagar?
É importante verificar com a Instituição de interesse quais os tipos de financiamento oferecidos.
Como eu cancelo o financiamento Pra Valer ou Quero Pago?
O estudante pode solicitar o cancelamento do financiamento a qualquer momento, por meio da Central de Atendimento na Pra Valer ou na Quero Pago.
Aonde eu devo ir para pegar mais informações sobre a supressão dos cursos? Existe um canal de comunicação online também?
Esperamos você, aluno do Campus Centro e Taquaral, no Campus Taquaral, bloco 3, e alunos do Campus Santa Bárbara, no próprio Campus, bloco 1, no período de 24/02/2021 a 27/02/2021, conforme cronograma abaixo:
Nomes que iniciam com a letra A: 24/02 9h às 12h
Nomes que iniciam com as letras B: e C 24/02 13h às 17h
Nomes que iniciam com as letras D: e E 24/02 18h às 20h
Nomes que iniciam com as letras F, V e W: 25/02 9h às 12h
Nomes que iniciam com as letras G e I: 25/02 13h às 17h
Nomes que iniciam com as letras J e K: 25/02 18h às 20h
Nomes que iniciam com a letra L: 26/02 9h às 12h
Nomes que iniciam com a letra M: 26/02 13h às 17h
Nomes que iniciam com as letras H, N, O, P e S: 26/02 18h às 20h
Nomes que iniciam com as letras R e T: 27/02 9h às 13h