Se você pretende dar um descanso nos estudos durante o período de férias, mas quer seguir adquirindo novos conhecimentos, filmes, séries e documentários podem ser excelentes alternativas.

Confira cinco livros que ajudam a compreender a história do Brasil:

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Começando pelo Brasil Colônia: este filme de 1995 é uma sátira que conta um pouco da história da monarquia portuguesa. Carlota Joaquina, interpretada por Marieta Severo, e D. João de Bragança, vivido por Marco Nanini, se transferem para o Rio de Janeiro para escapar das tropas napoleônicas em 1807. Nele, você vai acompanhar como o Brasil passou de colônia do império ultramarino português a reino unido com Portugal.

Mauá – O Imperador e o Rei

Este filme de 1999 se passa na época do reinado e mostra a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, o empreendedor que ficou conhecido como Visconde de Mauá. Sousa foi responsável por diversas iniciativas inovadoras, como a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no Rio de Janeiro. O filme estrelado por Paulo Betti conta a infância, enriquecimento e falência do Visconde.

Gaijin – Os Caminhos da Liberdade

De grande importância para o crescimento do Brasil, a imigração japonesa no início do século XX é retratada neste filme brasileiro de 1980, dirigido pela cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki. A obra retrata um grupo de japoneses que vai trabalhar em uma fazenda de café em São Paulo e enfrenta diversas dificuldades, como trabalho escravo, hostilidade e roubo.

Olga

Dirigido por Jayme Monjardim, Olga (2004) foi um sucesso de público e um retrato da Era Vargas. Inspirado na biografia escrita por Fernando Morais, o filme conta como Olga Benário Prestes, alemã, judia e comunista, foi designada a acompanhar Luís Carlos Prestes na Intentona Comunista de 1935 e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista, onde foi morta na Câmara de Gás.

O que é isso, companheiro?

Baseado no filme de Fernando Gabeira, “O que é isso companheiro?”, de 1997, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O enredo conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos guerrilheiros de esquerda que lutavam contra o regime militar instaurado em 1964.

Se você tem interesse por essas temáticas, a Unimep possui graduações em História e Cinema e Audiovisual. Conheça mais sobre os cursos.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!



Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno