Você está aqui: Página Inicial / 15 alunos de jornalismo participam de atividades na redação do Estadão

15 alunos de jornalismo participam de atividades na redação do Estadão

por marsanta publicado 09/11/2017 00h00, última modificação 13/11/2017 13h39
15 alunos de jornalismo participam de atividades na redação do Estadão

Quinze alunos dos 6º, 4º e 2º semestres do curso de jornalismo da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba participaram da Semana Estado de Jornalismo. Foram quatro dias de atividades na sede do jornal O Estado de S. Paulo, em São Paulo. Nesse período, os alunos participaram de palestras, workshops e visitas guiadas à redação. O tema da edição deste ano foi "Jornalismo em Rede". Todos os anos os alunos da Unimep participam da iniciativa.

As palestras foram ministradas por profissionais de veículos que são referências do jornalismo digital. Alguns destaques foram Pedro Dória, criador da startup Meio; André Maleronka, editor-chefe da Vice Brasil; e Paula Miranda, criadora do Nexo Jornal. Para saber mais detalhes sobre as principais palestras, acesse o blog Em Foca, do Estadão.

A aluna Beatrís Cortelazzi, estudante do 4º semestre do curso de jornalismo e do 2º semestre de cinema, ambos da Unimep, conta que foi uma experiência enriquecedora. Segundo ela, as atividades exploraram conteúdos que complementam a grade disciplinar da universidade.

“A palestra que achei mais interessante foi sobre o Nexo Jornal, por eles irem contra a maré do hard news e produzirem reportagens que explicam os assuntos”, conta Beatrís. Em relação aos workshops, a aluna diz que o seu favorito teve como tema freelancers, ministrado por Andréia Lago, jornalista e sócia-fundadora da Eder Content.

SEMANA ESTADO

O evento do Estadão foi criado em 1993 e, segundo a coordenadora de desenvolvimento editorial do jornal Carla Miranda, reúne todo ano cerca de 300 estudantes do país todo. Cada edição tem um tema específico. A programação tem o objetivo de aproximar universitários de profissionais experientes e fontes de vários setores.

“É uma oportunidade excepcional de participar de palestras e debates de alto nível sobre o futuro da profissão. Além disso, permite aos alunos a ampliação de sua rede de contatos com futuros jornalistas”, comenta o professor Paulo Roberto Botão, coordenador do curso de jornalismo da Unimep.

Após a Semana Estado é promovido o Prêmio Santander Jovem Jornalista. Nele, os alunos produzem uma reportagem sobre um tema específico. Os seis finalistas receberão notebooks e terão suas matérias publicadas no portal do Estadão. O vencedor terá sua reportagem publicada na edição impressa do jornal e ganhará bolsa para cursar um semestre letivo na Universidade de Navarra, na Espanha.

Texto:
Pedro Spadoni