Você está aqui: Página Inicial / A Unimep / Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

por danilo.barbato — publicado 05/04/2016 15h07, última modificação 05/01/2022 16h04

APRESENTAÇÃO

A Avaliação Institucional na Unimep está associada, como referência de qualidade, ao Projeto Institucional, e tem como objetivos produzir conhecimentos, identificar as causas dos problemas e deficiências, fortalecer a consciência pedagógica e as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais tornando mais efetiva a vinculação com a comunidade acadêmica.

Trabalhada de forma processual e contínua tem-se construído, ao longo do tempo, um conhecimento sobre a realidade de suas atividades e produtos desde a implementação da Política Acadêmica Institucional em 1991/1992.

Em 2004, criada a Lei nº 10.861 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a qual estabelece novas diretrizes para a avaliação da educação, a Unimep constituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que têm como principais atribuições conduzir os processos de avaliação internos da Universidade, sistematizar os dados sobre ela e fornecer informações solicitadas pelo MEC/INEP. As demais competências e atribuições desta comissão estão descritas em Regimento próprio.

 

COMPETÊNCIAS

Apresentamos a seguir as competências e atribuições relativas ao Setor de Avaliação Institucional:

  • adotar as medidas necessárias para executar projeto de autoavaliação elaborado pela CPA;
  • manter, permanentemente, ações de sensibilização da comunidade universitária para as práticas envolvidas na autoavaliação institucional, como processo formativo;
  • propiciar na Unimep uma cultura que qualifica, tendo a avaliação como um espaço de reflexão e discussão, servindo como impulsionadora de melhorias as atividades fins, conforme a realidade estrutural e conjuntural da instituição, da região e do país respeitando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unimep;
  • convocar e nomear, sempre que necessário, grupos de trabalho para assessoramento em áreas específicas para solução de problemas pontuais;
  • auxiliar no processo de sensibilização e análise de resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE);
  • organizar e disponibilizar ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) toda a documentação necessária para os processos de renovação de credenciamento institucional, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação;
  • sugerir, a partir do resultado das avaliações, ações de melhoria da qualidade das atividades da Unimep, de natureza administrativa, pedagógica e técnico-científica, a serem implementadas a critério da Unimep.

 

POR QUE AVALIAR? 

A avaliação e a qualidade estão associadas dentro de uma ética construtiva. Para que haja uma atenção sistemática, estruturada e contínua à qualidade, em termos de conservá-la e desenvolvê-la, é necessário que haja uma atividade estruturada que conduza ao julgamento da qualidade dos processos acadêmicos e de gestão da IES.

A avaliação visa identificar, através de indicadores qualitativos e quantitativos, a eficiência de execução dos propósitos institucionais refletidos na missão, vocação e objetivos institucionais em diálogo com a realidade estrutural e conjuntural da região e do país.

De uma forma extremamente articulada com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), deve conter as políticas e programas institucionais para cumprir tais propósitos no que tange aos aspectos acadêmicos de ensino, de pesquisa e de extensão, o que integra o próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este traz o planejamento institucional com o estabelecimento de objetivos, metas e ações para cumprir o planejamento estratégico da instituição.

Neste contexto, além da qualidade do próprio Projeto Pedagógico e do seu processo de execução, devem ser analisados: o porte da organização institucional e do funcionamento administrativo que disciplinam as ofertas das atividades inerente ao PPI e fornecem meios para o desenvolvimento das mesmas, o corpo social que as executam (docentes, discentes e técnicos-administrativos) ou que incorporam os resultados da sua execução (egressos) e a infraestrutura física e logística que dá suporte ao desenvolvimento de tais atividades.

 

Os contatos com o Setor de Avaliação Institucional podem ser realizados através do telefone (19) 3124-1703 ou pelo e-mail avalia@unimep.br