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Avaliação Institucional

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 05/04/2016 18h07, última modificação 13/05/2016 17h26

A Avaliação Institucional na Unimep está associada, como referência de qualidade, ao Projeto Institucional, e tem como objetivos produzir conhecimentos, identificar as causas dos problemas e deficiências, fortalecer a consciência pedagógica e as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais tornando mais efetiva a vinculação com a comunidade acadêmica. Trabalhada de forma processual e contínua tem-se construído, ao longo, do tempo um conhecimento sobre a realidade de suas atividades e produtos desde a implementação da Política Acadêmica Institucional em 1991/1992.

Ainda no ano de 1997, foi elaborado o “Programa de Avaliação Institucional” direcionado à avaliação de Cursos de Graduação. Nesse projeto foram estabelecidos 5 eixos norteadores: 1) Currículo; 2) Ações do Processo Específico de Ensino Aprendizagem; 3) Estrutura e Apoio; 4) Projetos e Atividades, e, 5) Operacionalidade da Gestão do Curso. Esses eixos foram tomados como referência para avaliar os cursos de graduação com Projeto Pedagógico aprovado.

Em 2004, atendendo a Lei do SINAES, a Unimep constitui sua Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA),  e para a coleta de opinião, utilizaram-se questionários construídos coletivamente em cada curso e aplicados aos diversos segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes, funcionários e egressos. Além desses dados, cada curso elaborou seu relatório individual. Estes relatórios passaram a fazer parte do planejamento interno de cada curso, proporcionado orientação para diversas ações que foram, na medida do possível, implementadas. Essas ações foram tomadas como base para a elaboração do Relatório Geral de Avaliação Institucional. Após a publicação dos primeiros resultados dessa modalidade de avaliação, novas etapas foram estruturadas e estabelecidas pela CPA. 

Concluídos esse ciclo e o processo de meta-avaliação, pôde-se indicar a necessidade de ajustes no Programa de Avaliação Institucional. Levou-se em conta, no entanto, o esforço e a experiência adquiridos para situar a Instituição em um novo patamar, qual seja, o de assimilar as 10 dimensões estabelecidas na Lei dos SINAES (nº 10.861, de 14 de abril de 2004). Passou-se, então, considerar a Instituição como um todo, partindo da Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), chegando-se às atividades fins da IES: Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Estas, sustentadas pelas dimensões de pessoal, infraestrutura, gestão e sustentabilidade financeira sem desconsiderar o impacto gerado na comunidade pela existência da Unimep em seu entorno. A operacionalização do Projeto de Autoavaliação obedeceu à fundamentação teórico-metodológica própria, de acordo com a legislação vigente. Foi de competência do setor de Avaliação Institucional da Unimep a implementação desse projeto, utilizando e desenvolvendo sistemas e instrumentos informatizados, para coleta e análise de dados. Na coleta de dados foram utilizados instrumentos e procedimentos operacionais que garantiram o anonimato das informações coletadas, a fidedignidade dos dados coligidos, assegurando confiabilidade.

Os resultados desse processo são discutidos com todos os segmentos da comunidade acadêmica e divulgados  em link específico na intranet da instituição.

Os relatórios finais das avaliações da Unimep expressam o resultado do processo de discussão coletiva, análise e interpretação dos dados coletados, configurando os aspectos parciais desses procedimentos e, também, a totalidade da autoavaliação, utilizando-se uma visão holística do sistema em estudo. Além de clareza na comunicação e do caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos, os relatórios apresentam sugestões para ações de natureza administrativa, pedagógica e técnico-científica que devem ser consideradas para implementação, a curto, médio e longo prazos, a critério dos gestores da Unimep. A divulgação dos resultados do processo de avaliação interna da Unimep se dá em termos de apresentação pública e discussão dos resultados obtidos, sendo efetuados, conforme decisão da CPA, mediante documentos informativos, impressos e eletrônicos, reuniões, seminários, acessíveis à comunidade interna e externa.

Coordenadora
Profª Sanete Irani de Andrade

Assistente de Avaliação Institucional
Raquel Helena Peixe dos Santos Martins