Você está aqui: Página Inicial / A Unimep / Conheça a UNIMEP

Conheça a Unimep - Histórico

por danilo.barbato — publicado 05/04/2016 15h14, última modificação 06/08/2021 13h34

A origem da Unimep está ligada ao Colégio Piracicabano, fundado em 1881 pela missionária norte-americana Martha Watts. A qualidade, o pioneirismo e o diferencial no ensino deram origem, em 1964, aos primeiros cursos de nível superior: economia, administração e ciências contábeis, inicialmente reunidos como Faculdades Integradas. Essa expansão resultou no reconhecimento da Unimep pelo Ministério da Educação, como a primeira universidade metodista da América Latina, em 1975.

Atualmente, a Unimep oferece cursos de graduação (bacharelados e tecnológicos), além dos cursos de pós-graduação (especialização, MBAs, mestrado e doutorado). A instituição possui as unidades: Taquaral, em Piracicaba, e Lins, no município de Lins.

A Unimep tem raízes também na tradição: nasceu da semente educacional plantada pelo líder precursor do movimento metodista, John Wesley (1703-1791), que fundou em 1748, na Inglaterra, a primeira escola metodista: a Kingswood School. Desde então, os colégios, faculdades e universidades metodistas multiplicaram-se pelo mundo. A Rede Metodista de Educação, à qual a Unimep está vinculada, integra hoje um universo de mais de 700 instituições metodistas em 67 países.