Você está aqui: Página Inicial / Formas de Ingresso / Transferência

Transferência

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 05/04/2016 15h00, última modificação 12/05/2016 14h36

Transferência de outra Instituição de Curso Superior

Regulamentada por normativas institucionais e pela Portaria do MEC 230/2007.

Aqui é possível realizar a inscrição (Inscrições Online), além de acompanhar o andamento do processo (Acesso Online) em todas as suas etapas de análise até a efetivação da matrícula.

Os documentos necessários para a análise do processo devem ser apresentados preferencialmente no prazo de 5 dias após a realização da inscrição.

Não é necessário comparecer pessoalmente para entregar os documentos. Como alternativa, o envio pode ser realizado pelo Correio para o endereço correspondente ao campus de oferecimento do curso/turno pretendido, conforme segue:


Campus Taquaral - Piracicaba
Rodovia do Açúcar Comendador Mário Dedini, km 156 - CEP 13.423-170 - Piracicaba (SP)

Campus Centro - Piracicaba
Rua Rangel Pestana, 762 - CEP 13.400-901 - Piracicaba (SP)

Campus Santa Bárbara d'Oeste (SBO)
Rodovia Luis Ometto (SP 306) – Km 24 - CEP 13.450-000 - Santa Bárbara d´Oeste (SP)

Campus Lins
Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300 - CEP 16.400-680 - Lins (SP)

Preencha no envelope o seguinte destinatário:Atendimento Integrado - Ingresso à Universidade (indique o campus e o endereço).

A inscrição não garante o deferimento do pedido para a realização da matrícula. É necessário a apresentação da documentação pessoal e escolar solicitado.

A partir de a entrega dos documentos é verificada a possibilidade do aproveitamento de estudos realizados para a dispensa de disciplinas da matriz curricular do curso.

O aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas determina o enquadramento na matriz curricular e no semestre do curso/turno pretendido. Neste caso, o processo ou a matrícula pode não ser aceita se não houver disponibilidade de vaga.

Para mais informações, encaminhe e-mail ai@unimep.br

Informações Gerais

 

As informações e a relação dos cursos aptos para o processo de transferência estão disponíveis na internet; também podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone no Atendimento Integrado.

A transferência somente é permitida para o mesmo curso ou para curso da mesma área de afinidade. Para os cursos de Arquitetura e Música o candidato deverá realizar a Prova de Habilidade Específica.

As matrizes curriculares dos cursos são estruturadas por semestre, sendo a matrícula realizada por disciplina, observadas as normas e prazos estabelecidos e as questões específicas relacionadas aos pré-requisitos e co-requisitos.

As transferências, com exceção das ex-officio, ocorrerão conforme processo de avaliação do pedido, segundo critérios definidos em regulamento próprio.

Serão deferidas pela Secretaria Acadêmica apenas as transferências com a documentação completa e o conhecimento da instituição de origem quanto à regularidade de matrícula e de intenção da transferência.

Efetivada a transferência, os programas de ensino fornecidos para a análise dos aproveitamentos de estudos devem ser retirados em até 90 dias, devendo permanecer com o aluno até a conclusão do curso e descartados após este prazo.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas utilize o link Contato ou diretamente no e-mail ai@unimep.br.

Documentos Necessários

  1. Declaração do ingresso - Ano e classificação no Vestibular (original)

  2. Declaração dos critérios de aprovação (original)

  3. Programa das disciplinas cursadas (cópia autenticada pela Instituição de origem)

  4. Cédula de Identidade (cópia)

  5. Título de Eleitor (cópia)

  6. Certidão de Nascimento ou casamento (cópia)

  7. Documento da quitação das obrigações militares (cópia)

  8. CPF (cópia)

  9. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente (cópia)

  10. Cédula de Identidade do responsável legal do menor de 18 anos (cópia)

  11. CPF do resp. legal do menor de 18 anos (cópia)

  12. Declaração da situação no Enade (Original)

  13. Ficha de Inscrição (consulte o período de inscrição)

Os documentos devem ser apresentados preferencialmente no prazo de 5 dias após a realização da inscrição.Caso a transferência não venha ser efetivada, devem ser retirados em até 90 dias, sendo descartados após esse prazo.

Na impossibilidade da pronta entrega de todos os documentos exigidos, é possível que ela seja feita em parte, por grupo, desde que obedecida a ordem de prioridade para o andamento do processo, a saber:

Grupo 1 (Análise curricular)

  • Histórico Escolar

  • Programas de Ensino das disciplinas cursadas

  • Critérios de Avaliação (caso não conste a informação no Histórico escolar)

Grupo 2 (Aprovação final do pedido de transferência)

  • Declaração com os dados do ingresso na Instituição de origem (Vestibular, ano, classificação e pontuação)

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente com a publicação no D.O.E.

  • Declaração da situação no ENADE

Grupo 3 (Efetivação da matrícula - cópia)

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;

  • Título de Eleitor;

  • CPF próprio aluno e do responsável legal, no caso do menor de 18 anos;

  • Cédula de Identidade;

  • Documento de quitação das obrigações militares.

Descontos e Incentivos

Isenção da taxa de expediente do requerimento de transferência

Desconto de 15% nas parcelas do curso

Convênio
A UNIMEP facilita ainda o acesso ao ensino superior por meio da concessão de descontos, a partir de convênios institucionais firmados com Associações Comerciais, Sindicatos e empresas da região. Consulte.

Observações

Os descontos acima são válidos somente para os processos de matrícula efetivados no 1º período letivo de 2016

Não é permitido o acúmulo de bolsas, descontos e/ou convênios

Alunos com gratuidade não se utilizarão deste beneficio

O desconto concedido é válido para o pagamento das parcelas mensais até a data de seus vencimentos

 

Perguntas Frequentes

 

1 – Será cobrada alguma taxa para a transferência?

Sim. Contudo, como parte da sua política de incentivo, a instituição isenta o pagamento da taxa de expediente.

2 – Como posso saber quais cursos estão aptos a receber transferência?

Informações gerais e a relação dos cursos aptos para o processo de transferência estão disponíveis na internet; também podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone no Atendimento Integrado.

No entanto, a transferência só é permitida para o mesmo curso ou para curso da mesma área de afinidade. Para os cursos de Arquitetura e Música o candidato deverá realizar a Prova de Habilidade Específica.

3 – O que é a transferência para cursos afins?

A afinidade entre cursos da UNIMEP e de outras instituições de ensino superior se dará pela possibilidade de agrupamento na mesma área de conhecimento.

4 – Qual o prazo para solicitar a transferência?

Consulte o período informado na própria página de inscrição. Fique atento ao calendário, pois quanto mais cedo você solicitar a transferência e entregar os documentos, mais rápido poderá se integrar à UNIMEP.

5 – Conseguirei aproveitar todas as disciplinas cursadas na instituição de origem?

Isso dependerá da análise do Coordenador de Curso, que levará em consideração os conteúdos das disciplinas cursadas, além da carga horária, que não poderá ser inferior à do curso oferecido na UNIMEP.

6 – Que documentos devo apresentar para o aproveitamento de estudos?

O aproveitamento de estudos é realizado mediante a apresentação do Histórico Escolar e dos Programas de Ensino e critérios de avaliação fornecidos pela Instituição de origem. 

7 - O que é uma transferência ex-officio?

A transferência ex-officio é aquela "efetivada entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou de seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima desta".

Cabe ressaltar que, conforme o art. 99 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a garantia de efetivação da transferência estará dada entre instituições congêneres – de instituição pública para pública, de instituição privada para privada.

8 – O que ocorre com as disciplinas em que não obtive o aproveitamento de estudos na transferência?

As disciplinas não cursadas, alocadas em semestres anteriores ao semestre de enquadramento proposto na matrícula, são consideradas dependências curriculares, não havendo prontamente garantia de matrícula nessas disciplinas.

No decorrer do curso, o aluno deve procurar por uma das formas previstas no Regimento Geral da Universidade para a solução da dependência curricular. Com isto, deve estar ciente que poderá não concluir o curso dentro do prazo normal de oferecimento ou ter impedimentos para cursar estágios e/ou realizar monografia ou outros pré-requisitos.

9 – É necessário conversar com o coordenador de curso antes da transferência?

Antes de efetuar a matrícula é importante obter, junto ao Coordenador, esclarecimentos sobre as condições gerais de adaptação ao curso, principalmente em relação ao oferecimento de disciplinas e os eventuais pré e/ou co-requisitos.

10 – É necessário comunicar à instituição de origem que estou em processo de transferência para outra Instituição?

O processo de transferência é precedido da manifestação do aluno, por escrito, tanto nos procedimentos previstos na instituição de origem quanto para a destinatária, principalmente para encerrar as obrigações contratadas com a primeira. Neste caso, o aluno deverá, obrigatoriamente e de imediato, comparecer à instituição de origem para verificar as exigências relacionadas à transferência.

11 – Posso apresentar a documentação incompleta para a transferência?

São válidas as transferências com a documentação completa e com o conhecimento da Instituição de origem quanto à regularidade de matrícula e de intenção da transferência.

Os processos com documentação incompleta, ou sem a devida comprovação da regularidade de matrícula, são considerados pela Secretaria Acadêmica como indeferidos.

A análise da solicitação da transferência se divide em três grupos de documentos considerados indispensáveis conforme a ordem de prioridade para o andamento do processo, a saber:

Grupo 1 (Análise curricular)

Histórico Escolar

Programas de Ensino das disciplinas cursadas

Critérios de Avaliação (caso não conste a informação no Histórico escolar)

Grupo 2 (Aprovação final do pedido de transferência)

Declaração com os dados do ingresso na Instituição de origem (Vestibular, ano e classificação)

Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente

Declaração da situação no ENADE

Grupo 3 (Efetivação da matrícula)

Certidão de Nascimento ou Casamento

Título de Eleitor

CPF próprio

Cédula de Identidade

Documento da situação militar

12 – Qual é o valor da mensalidade do Curso?

As informações sobre o valor da mensalidade podem ser obtidas na Internet nas páginas específicas dos Cursos.

13 – Como posso conhecer a matriz curricular dos cursos?

As informações sobre os currículos podem ser obtidas na Internet, nas páginas específicas dos Cursos.

14 – Na matrícula decorrente da transferência será respeitado o mesmo semestre da minha progressão na instituição de origem?

Constatada a disponibilidade de vaga, inicialmente o pedido de transferência seguirá a progressão dos estudos. Contudo, diante do resultado da análise dos aproveitamentos de estudos, o Coordenador de Curso poderá indicar outro semestre para o enquadramento curricular, levando em consideração questões de natureza pedagógica para a adaptação ao Curso.

15 – Como é feito o pagamento da mensalidade para o ingressante na condição de transferência?

A mensalidade corresponde ao valor fixado nas parcelas da semestralidade do curso. O pagamento é mensal e sucessivo até completar o número de parcelas definidas. No decorrer do curso você poderá acompanhar no Atendimento Integrado a sua situação financeira.

16 – Estarei dispensado do pagamento das disciplinas com aproveitamento de estudos?

As disciplinas aproveitadas serão consideradas para a definição do número de parcelas previstas para o pagamento do curso.

17 – Como é o processo de transferência de estudante com origem em Instituição fora do Brasil?

Neste caso, é considerado apto ao processo de transferência o aluno interessado que comprove a regularidade de matrícula na Instituição de Ensino Superior - IES de origem.

A transferência ocorre no mesmo curso da matrícula do aluno interessado, ou para outros cursos com afinidade na mesma área de conhecimento. É condição para a transferência a adequação do aluno interessado à matriz curricular vigente.

São exigidos os seguintes documentos para a inscrição no processo de transferência:

  1. Histórico Escolar, com a carga horária por disciplina e os respectivos resultados de aproveitamento;

  2. Programa de Ensino ou ementas das disciplinas cursadas;

  3. Atestado de matrícula na Instituição de origem;

  4. Comprovante da conclusão do Ensino Médio ou equivalente. Se o Ensino Médio foi realizado fora do Brasil, deverá ser apresentado o documento de equivalência de estudos fornecido pela Secretaria Estadual de Educação.

Os documentos dos itens 1 a 4 deverão ser traduzidos por tradutor público juramentado, e ter selo do consulado brasileiro no país de origem.

São exigidos os seguintes documentos para a realização da matrícula no caso de aprovação e deferimento do processo de transferência:

  1. Cópia do passaporte com visto de entrada de estudante

  2. Comprovante da solicitação do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), expedida pela Polícia Federal

  3. CPF do candidato (Se brasileiro)

  4. Cédula de Identidade (Se brasileiro).

  5. Certidão de Nascimento ou Casamento. Se estrangeiro, deverá ser traduzidos por tradutor público juramentado, além de ter selo do Consulado Brasileiro no país de origem.