Você está aqui: Página Inicial / A Unimep / Extensão

Extensão

por danilo.barbato — publicado 05/04/2016 15h19, última modificação 20/02/2020 09h49

Comumente a Extensão é entendida como uma forma de disponibilizar, para as pessoas que estão fora do universo acadêmico, tudo o que a Universidade representa. A Unimep entende, porém, que a Extensão ultrapassa esta compreensão e dimensiona outros elementos. Definindo-se como o conjunto dos conhecimentos acumulados e sistematizados na Universidade em interação dinâmica com o saber popular, presente nas pessoas que constituem as comunidades, criando um diálogo fértil entre a cultura popular e o saber universitário.

É este diálogo que permite à Universidade conhecer de perto as necessidades e as demandas da população, podendo assumir compromissos no atendimento e na organização dos grupos que constituem o espaço social, e contribuindo para a construção de uma sociedade em que todas as pessoas tenham à vida com dignidade.

A Política Institucional de Apoio à Extensão é medida pelo Fundo de Apoio a Extensão (FAE) da Unimep, constituído de recursos de outras fontes. A Política Institucional de Apoio à Extensão deve considerar a pluralidade da Universidade. Nessa perspectiva, dada a conjuntura institucional e a realidade, deve definir como prioridade o apoio a projetos que busquem o diálogo e parceria com segmentos sociais que, numa dada conjuntura, sejam atores de transformação social, tanto por evidenciarem as contradições da estrutura e conjuntura da sociedade, como pelas práticas que empreendam contra o cerceamento da liberdade humana e manutenção das desigualdades sociais, econômicas e políticas. Essa opção valoriza, quanto à escolha da população-alvo, concretiza o compromisso com a construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil.

 

Formulário de Inscrição

Chamada para inscrição

Lista de Verificação