Você está aqui: Página Inicial / A Unimep / Ensino

Ensino

por danilo.barbato — publicado 05/04/2016 15h17, última modificação 26/07/2023 19h56

A Unimep é reconhecida pelas condições de excelência do ensino que pratica, da pesquisa e da extensão que desenvolve. Destaca-se a sua estrutura acadêmico-administrativa e a infraestrutura de ensino com excelentes laboratórios, salas de aula, biblioteca e outros espaços, que atendem às diversas áreas do saber, com funcionamento diferenciado em seus Campi - Campus Taquaral e Campus Centro, em Piracicaba; e Campus Lins.

O ensino na Unimep é desenvolvido pela organização de cursos de graduação, cursos de pós-graduação, incluindo cursos de especialização (Lato Sensu), cursos de Mestrado e de Doutorado (Stricto Sensu).

Além do ensino de natureza formal, a Unimep também realiza atividades pela via da educação continuada, da Universidade da Terceira Idade e de cursos "In company" (Unimep-Capacit). Educar para a cidadania e para a participação plena da pessoa na sociedade é um dos princípios de sustentação da Política Acadêmica da Unimep, documento norteador de suas ações. Nesta perspectiva, a Unimep prima por promover, gerar e difundir conhecimento por meio da pesquisa e extensão, conforme explicitado nas suas políticas específicas e de acordo com a Missão do Ensino Superior preconizado pela Unesco em 1997.

Ética, espírito crítico, autonomia, responsabilidade social, e outros atributos, configuram os ideais do ensino Unimepiano, expressos pelos projetos pedagógicos dos seus cursos. Dessa forma, a Unimep entende que a concepção de aprendizagem deve refletir-se em todas as instâncias da vida universitária, sobretudo nas propostas pedagógicas de formação profissional.

Pelo trabalho de seu corpo docente, constituído em sua grande maioria de professores titulados com graus de mestre e de doutor, a Unimep se dedica ativamente a propiciar uma formação do tempo presente, diferenciada em termos positivos de qualidade para seus alunos, futuros profissionais a serviço deste país.