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Rematrícula

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 05/04/2016 14h57, última modificação 12/05/2016 14h41
FORMAS DE ACESSO – REMATRÍCULA

Rematrícula (Reingresso de aluno da Unimep)

Retorno aos estudos em curso regularmente oferecido, mediante nova matrícula, de aluno que tenha interrompido a matrícula por cancelamento ou abandono.

Aqui é possível realizar a inscrição (Inscrições Online), além de acompanhar o andamento do processo (Acesso Online) em todas as suas etapas de análise até a efetivação da matrícula.

Os documentos necessários para a análise do processo devem ser apresentados preferencialmente no prazo de 5 dias após a realização da inscrição.

Não é necessário comparecer pessoalmente para entregar os documentos. Como alternativa, o envio pode ser realizado pelo Correio para o endereço correspondente ao campus de oferecimento do curso/turno pretendido, conforme segue:


Campus Taquaral - Piracicaba
Rodovia do Açúcar Comendador Mário Dedini, km 156 - CEP 13.423-170 - Piracicaba (SP)

Campus Centro - Piracicaba
Rua Rangel Pestana, 762 - CEP 13.400-901 - Piracicaba (SP)

Campus Santa Bárbara d'Oeste (SBO)
Rodovia Luis Ometto (SP 306) – Km 24 - CEP 13.450-000 - Santa Bárbara d´Oeste (SP)

Campus Lins
Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300 - CEP 16.400-680 - Lins (SP)

Preencha no envelope o seguinte destinatário:Atendimento Integrado - Ingresso à Universidade (indique o campus e o endereço).

A inscrição não garante o deferimento do pedido para a realização da matrícula. É necessário a apresentação da documentação pessoal e escolar solicitado.

A partir de a entrega dos documentos é verificada a possibilidade do aproveitamento de estudos realizados para a dispensa de disciplinas da matriz curricular do curso.

O aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas determina o enquadramento na matriz curricular e no semestre do curso/turno pretendido. Neste caso, o processo ou a matrícula pode não ser aceita se não houver disponibilidade de vaga.

Para mais informações, encaminhe e-mail ai@unimep.br

                                                                                  

Informações Gerais

Para retornar aos estudos, mediante nova matrícula, o aluno deve ter deixado o curso em período letivo que não seja o mesmo em que pretende o retorno. O processo permite a transferência para outro curso ou turno, exceto para cursos encerrados ou em processo de encerramento.

 O aluno rematriculado será necessariamente enquadrado nas condições curriculares atualmente vigentes no Curso, o que determina a eventual adequação para a integralização curricular. Para os cursos de Arquitetura e Música o candidato deverá realizar a Prova de Habilidade Específica.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas utilize o link Contato ou diretamente no e-mail ai@unimep.br.

Documentos Necessários

Ficha de Inscrição (Os documentos serão solicitados posteriormente)

Eventuais pendências financeiras ou de documentos serão informadas no Acesso Online

Descontos e Incentivos

Isenção da taxa de expediente do requerimento de rematrícula;
Para alunos com débitos relativos ao cancelamento ou abandono de curso, parcelamento do valor do débito em condições especiais (Consulte o Atendimento Integrado)

Convênio
A UNIMEP facilita ainda o acesso ao ensino superior por meio da concessão de descontos, a partir de convênios institucionais firmados com Associações Comerciais, Sindicatos e empresas da região. Consulte.

Observações

Os descontos acima são válidos somente para os processos de matrícula efetivados no 1º período letivo de 2016

Não é permitido o acúmulo de bolsas, descontos e/ou convênios

Alunos com gratuidade não se utilizarão deste beneficio

O desconto concedido é válido para o pagamento das parcelas mensais até a data de seus vencimentos

 

Perguntas Frequentes

 

1 – Deixei a Universidade há algum tempo: posso retornar para concluir o Curso na mesma matriz curricular?

O retorno aos estudos na mesma matriz curricular somente será possível se ainda houver o oferecimento regular, ou estiver em processo de extinção, de forma que seja possível cursar todas as disciplinas para a conclusão do curso. Caso contrário, serão necessários a matrícula e o enquadramento na matriz curricular vigente.

2 – Tenho como saber quanto tempo levarei para concluir o curso? 

Na maioria dos casos, é possível estimar o tempo necessário para a conclusão do curso. Contudo, algumas variáveis podem dificultar essa estimativa. Neste caso, é recomendável conversar pessoalmente com o Coordenador do Curso para obter melhores detalhes. 

3 – Como faço para saber se há alguma pendência financeira?

Consulte pessoalmente o Atendimento Integrado para obter informações de sua situação financeira.

4 – Qual o prazo para solicitar a rematrícula?

Consulte o período informado na própria página de inscrição. Atenção ao calendário, pois quanto mais cedo você solicitar a rematrícula, mais rápido poderá se reintegrar ao curso.

5 – Há um prazo máximo para solicitar a rematrícula depois de interrompidos os estudos?

Não há propriamente um prazo máximo para o retorno aos estudos: a cada novo período letivo a rematrícula poderá ser requerida. Contudo, com o passar do tempo podem ocorrer mudanças de matriz curricular ou até mesmo a extinção de cursos, o que poderá trazer dificuldades para a rematrícula ou até mesmo a sua impossibilidade. A recomendação é que você retorne aos estudos o mais rápido possível.

6 – É possível realizar a rematrícula para outro curso?

Sim. Existindo compatibilidade, serão aproveitados os estudos realizados no curso de origem.

7 – É possível realizar a rematrícula para o mesmo curso com a mudança de turno? 
Sim. Serão analisados e eventualmente aproveitados os estudos realizados no curso e turno de origem para o novo turno.

8 – Conseguirei aproveitar todas as disciplinas cursadas anteriormente? 
O aproveitamento de estudos sempre dependerá da análise curricular, mediante o protocolo do requerimento de rematrícula.