Você está aqui: Página Inicial / Prof. Samuel Brito, coordenador de redes de computadores, publica 3º livro

Prof. Samuel Brito, coordenador de redes de computadores, publica 3º livro

por marsanta publicado 06/12/2017 08h59, última modificação 07/12/2017 16h52
Coordenador de redes de computadores e professor de sistemas de informação da Unimep, Samuel Brito, publica livro em formato impresso e digital.

"Serviços de Redes em Servidores Linux" é o terceiro livro do professor e coordenador do curso de redes de computadores, Samuel Henrique Brito, publicado em outubro pela editora Novatec. Disponibilizado nos formatos impresso e digital, a obra traz informações sobre a configuração de servidores do sistema operacional em ambientes de rede de computadores. Recentemente, o professor renovou seus contratos com a editora, o que irá garantir a disponibilização digital dos outros dois livros produzidos por ele.

"Essa foi uma resposta ao apelo de leitores. Optar por não publicar os livros nessas plataformas, diante da atual geração de nativos digitais, é ignorar uma fatia de mercado significativa", conta Samuel.

Os outros dois livros escritos pelo professor são: "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet", publicado em 2013; e "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes", publicado em 2012.

O primeiro tem em seu conteúdo, de maneira conceitual e prática, o novo protocolo, que segundo Samuel é considerado a "engrenagem" responsável pela manutenção da rede mundial de computadores - o que viabiliza a "internet das coisas".
Já na segunda obra, o professor relata que o conteúdo serve de apoio àqueles que pretendem implantar tecnologias de redes de computadores ou telecomunicações.

IMPRESSO E VÍDEO NA INTERNET

Na trajetória profissional, Brito atua em duas frentes: aulas e produção de conteúdo - que andam lado a lado. Isso porque ele possui um blog (onde já publicou mais de 200 artigos técnicos), grava videoaulas e escreve livros sobre assuntos que ministra na universidade. No blog, chamado LabCisco, Samuel fala sobre as novidades na área; disponibiliza arquivos para download e laboratórios de simulação; publica suas videoaulas e oferece uma área específica para seus alunos.

Ele acrescenta que encara os livros como outro canal para organizar o material que produz. "Os livros servem para balizar o processo de ensino nas minhas aulas e como ferramenta de consulta para profissionais da área", diz.
Já em relação às videoaulas, o professor destaca: "tem sido uma experiência interessante, que extrapola os muros da sala de aula e viabiliza a interação entre alunos regulares das aulas presenciais, leitores do blog e dos livros".

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina