Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Artigo assinado pela profª Miriam Coelho é divulgado em publicação internacional

por Angela Rodrigues publicado 10/03/2017 05h00, última modificação 29/03/2017 09h20

A profª Miriam Coelho Souza, coordenadora do curso de nutrição da Unimep, teve artigo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química. Com o título Otimização de Condições Pós-Colheita Para Produzir Aroma de Chocolate de Sementes de Jaca, o artigo apresenta dados do estudo realizado por ela, em parceria com outros pesquisadores, que demonstra que as sementes de jaca são subutilizadas ou desperdiçadas em muitos países tropicais e, também, o potencial das sementes dessa fruta para desenvolver aroma de chocolate.

O artigo foi elaborado por Miriam em parceria com os pesquisadores: Fernanda Papa Spada e Solange Guidolin Canniatti-Brazaca, ambas do Departamento de Agro-Indústria e Alimentos e Nutrição da Esalq; Laís Masson Zerbeto, Gabriel Bernardes Cabreira Ragazi e Érika Maria Roel Gutierrez, da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba “Dep. Roque Trevisan” – Fatec Piracicaba, e também Jane K. Parker, do Department of Food and Nutritional Sciences, da University of Reading, Reino Unido.

A publicação do trabalho ocorreu em janeiro desse ano nas versões impressa e online da publicação. O Journal of Agriculture and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química, divulga resultados de pesquisas que tratam da química e bioquímica da agricultura e alimentos, dentre outros.

A pesquisa desenvolvida pelos docentes sobre a jaca resultou no depósito da patente Processo de Obtenção de Substituto de Achocolatado, Uso da Semente de Jaca como Substituto de Achocolatado e Composições Alimentícias com Sabor Achocolatado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) de São Paulo.

Para ler o artigo dos pesquisadores na íntegra, no formato digital, acesse: http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.jafc.6b04836

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina