Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Carreira e Muito Mais – Benefícios da música e do canto

Carreira e Muito Mais – Benefícios da música e do canto

por Angela Rodrigues publicado 28/03/2017 05h00, última modificação 05/04/2017 10h30

No ambiente universitário, especificamente para os professores, que utilizam a voz para as atividades profissionais, a prática orientada do canto pode contribuir muito para a saúde vocal. “No canto, como na música de modo geral, existe tempo, cadências, ideias previamente determinadas, o que demanda técnicas e estratégias para que sua execução seja eficiente. Transferindo esse pensamento para a fala, é possível melhorar a organização e a exposição de ideias, atribuindo-lhe maior expressividade e potencializando a comunicação”, destaca Hellen.

Além disso, Hellen também destaca que emocional e psicologicamente, a prática do canto contribui significativamente para a redução da ansiedade e do estresse. “Logo, se há menos ansiedade e estresse, o uso da voz já será mais saudável. Há ainda os benefícios próprios do desenvolvimento da voz, em si. A prática orientada e saudável do canto propicia maior conhecimento de seu instrumento vocal, reconhecimento de limitações e potencialidades. Propicia ainda, impostação e projeção vocais mais adequadas, além de melhora na dicção e articulação das palavras e o desenvolvimento, de um elemento essencial, a respiração”, afirma.

Vários dos benefícios da música para o corpo foram apresentados aos colaboradores da Unimep. No final de março, Hellen apresentou a oficina A Música do Corpo. Por meio dela, os participantes puderam explorar as várias possibilidades diversas de produção de sons do corpo humano. Segundo a regente, a realização da iniciativa permitiu aos profissionais contemplar a criação individual e coletiva. “Além de proporcionar estímulos de coordenação motora e canto, a socialização, viabilizando assim, o fazer musical ao participante com conhecimento prévio ou não”, afirma.

 

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 05/04/2017