Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Carreira e Muito Mais – Entenda e saiba lidar com as emoções negativas

Carreira e Muito Mais – Entenda e saiba lidar com as emoções negativas

por Angela Rodrigues publicado 22/02/2017 05h00, última modificação 22/03/2017 09h24

"É muito importante a clareza de que não temos como evitar todas as emoções negativas do dia a dia. Cada um de nós tem que perceber que a emoção negativa, ou mais especificamente a irritação, é na verdade o aviso de que algo não está bem e, nesse sentido, pode nos ajudar a entender e modificar o que está incomodando", afirma a docente.

Magali acrescenta que expressar de alguma forma a irritação ou a raiva de forma civilizada pode ser a condução adequada. "Ou seja, preciso tomar consciência da minha irritação, da minha raiva e externalizá-la de forma adequada de maneira a não “quebrar tudo””, diz.

Também de acordo com a docente, há disciplinas que trabalham a formação do terapeuta dentro do curso de psicologia da Unimep e que focam na possibilidade desenvolver uma postura ou uma forma “assertiva” de lidar com os conflitos. “A partir dessa postura assertiva a pessoa que se sentiu irritada não guarda para si a emoções negativas, que seria o “engolir sapo”, mas também não reage com agressividade “quebrando tudo”, afirma ela, que concedeu entrevista sobre o tema ao jornal Gazeta de Piracicaba, publicada no último dia 19.

Magali acrescenta que a atual condição política, social e econômica é um dos fatores que de alguma forma pode trazer sentimentos e emoções negativas. “Frente a esse dilema, eu diria que cada indivíduo deve desenvolver uma forma de filtrar ou selecionar as informações para não se sentir frequentemente irritado ou totalmente negativista com o futuro. E nessa questão não há uma receita pronta. Cada pessoa tem que descobrir a sua forma de lidar com essa realidade que está presente nos dias atuais”, diz ela.