Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Carreira e Muito Mais – Tecnologias digitais no ensino superior

Carreira e Muito Mais – Tecnologias digitais no ensino superior

por Angela Rodrigues publicado 01/03/2017 05h00, última modificação 19/04/2017 10h35

Samuel Brito destaca que as tecnologias digitais podem contribuir de maneira positiva com o processo de aprendizado, principalmente quando o docente está preparado para adotar uma metodologia que envolve seus alunos com o uso da tecnologia.

“O que ocorre atualmente diante da nova geração de nativos digitais é que se o professor não absorver o uso dessas ferramentas na prática docente, os alunos o farão através de um processo “organizado” por eles mesmos e que provavelmente não estará alinhado com a metodologia do docente. Mais produtivo do que simplesmente criar uma ruptura cultural ao impedir que os alunos façam uso desses dispositivos em aula, seria encontrar um método para incentivar seu uso focado no processo de aprendizado, ainda que essa tarefa não seja fácil”, acrescenta ele.

Desde 2012, Samuel Brito optou por convergir em blog todo o conteúdo produzido por ele para diferentes meios como livros impressos, postagens em redes sociais, videoaulas, laboratórios práticos em simuladores, entre outros. O material pode ser acessado no link: http://www.labcisco.com.br

“São várias as vantagens em ultrapassar os muros da sala de aula por meio do uso dessas ferramentas digitais, sendo uma das mais interessantes a possibilidade de interação dos alunos com todos os demais leitores do blog. A troca de experiência entre eles é muito rica porque visões diferentes são somadas, além da contribuição para a qualificação do docente que, ao publicar suas aulas na internet assume compromisso ainda maior em relação ao seu conteúdo perante essa comunidade ampla que pode reagir publicamente nos fóruns de discussão”, afirma.

Dentre os aplicativos indicados por ele para a utilização na educação, estão as ferramentas colaborativas do Google Docs, que contém softwares: editor de texto, de planilha eletrônica, de apresentação, de anotações, entre vários outros. “A vantagem do Google Docs é que seus softwares são gratuitamente acessíveis por qualquer navegador, sem necessidade de instalação local ou de aquisição de licença”, afirma Samuel.

Outro exemplo bastante popular atualmente entre os jovens, destaca Brito, é o aplicativo Duolingo que ajuda no ensino de línguas. “O Duolingo pode ser instalado no Android ou IOS e permite que grupos de alunos utilizem seus dispositivos móveis para aprender idiomas gratuitamente, por exemplo através de uma série de competições entre amigos”, afirma.

Os links para acessar as ferramentas e aplicativos são:

Google Docs: https://www.google.com/docs/about/

Duolingo: https://www.duolingo.com/


Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 19/04/2017