Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Docentes de história assinam capítulos de e-book editado na Universidade de Lisboa, Portugal

por Angela Rodrigues publicado 23/05/2017 02h00, última modificação 24/05/2017 11h25

As professoras Virginia Célia Camilotti (imagem à esquerda), coordenadora do curso de história, e Valéria Alves Esteves Lima, docente da graduação, assinam artigos no e-book Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, obra organizada pelos professores Maria Alexandre Lousada, da Universidade de Lisboa, e Vitor Ambrósio, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Disponibilizada em abril, o e-book possui 657 páginas e é editado pelo Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, Portugal.

A obra é uma coletânea dos artigos apresentados em três colóquios sobre o tema Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, realizados na Sorbonne Nouvelle, em Paris; na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, e na Universidade de Lisboa, em Lisboa.

TEMAS

No e-book, Virginia assina o artigoÚnico livro de um brasileiro sobre Portugal”: crônicas de viagem de João do Rio. No artigo, ela analisa as formas discursivas e os gêneros a partir dos quais o jornalista e cronista brasileiro João do Rio (1881-1921) testemunhou para os brasileiros, leitores do jornal a Gazeta de Notíciasas experiências de e com Portugal, na iminência da instalação da república como novo regime de governo daquele país. “Como o colóquio e a obra referem-se às relações entre literatura e viagem, propus minha inscrição no debate a partir da análise da obra de João do Rio - Portugal d´Agora -, que reunia crônicas e reportagens efetuadas em Portugal e sobre Portugal, por ocasião da primeira viagem do escritor brasileiro à Europa, em circunstâncias muito particulares: pelo lado português, em momento que antecedeu a instauração da República Portuguesa; pelo lado brasileiro, período de estreita animosidade nas relações diplomáticas do país com Portugal. Foi extremamente importante verificar sob quais formas discursivas e gêneros João do Rio testemunhou para os seus compatriotas as experiências de/com Portugal”, afirma ela.

Já Valéria (imagem à direita) assina, na obra, o artigo "O conceito do pitoresco nas narrativas de viagem no Brasil Oitocentista". Ela conta que o termo “pitoresco”, recorrente em relatos de viajantes, remete a uma série de sentidos. “A literatura de viagem associa o termo à qualidade do que se observa, enfatizando, sobretudo, a noção de particularidade que lhe está associada. Também a iconografia traduz a singularidade dos espaços oferecidos aos viajantes, bem como dos costumes que particularizam a experiência histórica de seus habitantes”, afirma.

Para os alunos da graduação, Virginia destaca que a participação em projetos como esse representa o reconhecimento internacional da produção acadêmica dos docentes, além de ser também um reconhecimento do curso e da formação acadêmica nele desenvolvida.

Os artigos assinados pelas docentes no e-book estão disponíveis no site: http://hdl.handle.net/10451/27298

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina