Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Lançamento da Política Ambiental da Unimep está em planejamento

Lançamento da Política Ambiental da Unimep está em planejamento

por Angela Rodrigues publicado 04/06/2017 02h00, última modificação 28/06/2017 09h23

Incluir a temática ambiental nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unimep de forma gradativa; incentivar a educação ambiental e ampliar as ações desenvolvidas nos campi estão dentre as iniciativas a serem implementadas a Política Ambiental da Unimep. Resultado de um processo iniciado em 1995, a Política Ambiental teve as ações intensificadas a partir de 2011 e será apresentada à comunidade interna e externa no segundo semestre.

Por meio dela, além das atividades apontadas acima, serão também desenvolvidas e implementados programas desenvolvidos pela Comissão Interdisciplinar de Meio Ambiente (CIMA), que coordena e supervisiona a Política Ambiental. A Cima reúne representantes da Reitoria e das faculdades (confira os componentes abaixo), que planeja as atividades para o lançamento da Política Ambiental na universidade.

Josué Adam Lazier, Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep,  destaca que a ambientalização como um todo é um dos principais desafios da universidade conforme diagnóstico elaborado pela equipe que compõe a Cima. “A Política Ambiental  apresenta diretrizes que dão o norte a ser seguido com vistas à introdução da temática de forma multidisciplinar e transversal”, afirma ele. Também de acordo com Lazier, as ações voltadas às diretrizes da Política Ambiental da Unimep serão revisadas e atualizadas de forma permanente.

SUSTENTABILIDADE

A inclusão da temática ambiental nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na universidade, por meio de temas relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental, é um dos objetivos específicos da Política Ambiental da Unimep. Segundo Lazier, as propostas do programa para o ensino, pesquisa, extensão e gestão serão encaminhadas para os Conselhos Superiores da universidade, para análise e encaminhamento.

O coordenador destaca “a necessidade e o desafio de se trabalhar com uma conceituação de meio ambiente e de educação ambiental mais abrangente, superando a ideia de reciclagem e de cuidado com a natureza”.

Já dentre as ações desenvolvidas nos campi a partir da Política Ambiental estão a coleta e reciclagem do lixo eletrônico, a promoção de campanhas de conscientização direcionadas à comunidade no que se refere ao consumo e reuso da água e o consumo consciente de energia; além de o programa de reciclagem-gestão de resíduos e uso de papel reciclado, dentre outros.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina