Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Professor assina capítulo de livro com artigo sobre folclore e educação

Professor assina capítulo de livro com artigo sobre folclore e educação

por Angela Rodrigues publicado 04/01/2017 03h00, última modificação 26/04/2017 10h48

Desenvolver pesquisas que relacionam música e educação é prática para o professor do curso de história da Unimep, Uassyr de Siqueira. A novidade é que ele teve mais um trabalho de sua autoria, com estudos sobre esses dois temas publicado no livro Cultura e Educação – Reflexões.

Na obra, Uassyr assina o capítulo Folclore e Educação: o cururu nas análises de João Chiarini. O livro é organizado por Dirce Zan, Fernando Moreira, Odair M. Silva e Orquídea Ribeiro, e editado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“O objetivo é analisar alguns artigos do folclorista piracicabano publicados na imprensa da cidade, que buscam estabelecer relações entre o cururu (uma manifestação folclórica) e a educação musical nos anos 1940”, afirma o professor.

O capítulo Folclore e Educação: o cururu nas análises de João Chiarini é resultado do projeto de pós-doutorado Música sertaneja, trabalho e política, concluído por Siqueira pelo Instituto de Arte da Unicamp. O pós-doutoramento do docente foi financiado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina