Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Profª Cinthia Lopes Silva ingressa como diretora em rede internacional de pesquisadores

por Angela Rodrigues publicado 01/05/2017 05h00, última modificação 24/05/2017 08h39

A docente Cinthia Lopes da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), foi indicada para compor o grupo de diretores da BRICS Council of Exercise and Sports Science (BRICSCESS). A BRICSCESS é uma organização internacional composta por professores, pesquisadores, estudantes, instituições, afiliados e outros grupos de associação ligadas às ciências do esporte do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). As ações de divulgação da organização estão centradas na África do Sul.

De acordo com Cinthia, a organização fundada em 2015 tem a proposta de viabilizar melhorias na qualidade de vida das populações a partir das atividades físicas e do esporte. Dentre as atividades a serem executadas por ela na rede internacional, estão atividades como “desenvolver parcerias com os demais pesquisadores em artigos científicos, fornecer subsídios em termos de pesquisa aos estudos e investigações ligadas ao BRICS, além de auxiliar a divulgação de eventos e ações da organização”.

Resultados

Para a Unimep, Cinthia destaca que são vários os resultados de sua participação como diretora da BRICSCESS. Dentre eles, ela aponta as futuras parcerias com pesquisadores do Brasil e do exterior para a participação em projetos de pesquisa, produção de artigos e livros, visitas acadêmicas; a possibilidade de participação em eventos da organização; a visibilidade internacional para a Unimep como instituição apoiadora de eventos e de ações realizadas pelo BRICSCESS e a visibilidade internacional das investigações produzidas pelos pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC) coordenado por Cinthia.

“Além disso, há as ações em nível internacional que vão ao encontro da política acadêmica da Unimep como a construção da cidadania e de valores e hábitos de vida que proporcionem às populações melhorias da qualidade de vida a partir da prática de atividades físicas e do esporte e a possibilidade de receber recursos financeiros do governo brasileiro e do exterior a partir de projetos de pesquisa e ações em parceria com os países do BRICS”, acrescenta.

Evento – A primeira atividade a ser desenvolvida por Cinthia Lopes da Silva como diretora da BRICSCES, será a participação como uma das organizadoras do workshop Atividades físicas – Práticas corporais em favor da saúde como possível legado dos Jogos Olímpicos Rio de 2016, a ser promovido na Unifesp, em Santos, entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro. O workshop será realizado em conjunto com a professora. Nara Rejane Cruz de Oliveira, da Unifesp/campus Baixada Santista.

O workshop é voltado a alunos, profissionais e pesquisadores do campo da educação física, esporte, lazer, ciências do esporte e áreas semelhantes. Os interessados em participar podem se inscrever ou consultar mais informações sobre o evento no http://bricscess2017.com/

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina