Você está aqui: Página Inicial / Acontece / Notícias Acontece / Professora do curso de direito apresenta trabalho em simpósio internacional

Professora do curso de direito apresenta trabalho em simpósio internacional

por Angela Rodrigues publicado 04/09/2016 05h00, última modificação 22/11/2016 16h21

A professora da Faculdade de Direito do campus Taquaral, Waleska Cariola Viana, e o aluno Pedro Henrique Chinaglia, que cursa o 8º semestre do curso de relações internacionais, representaram a Unimep no 2º Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. O evento foi promovido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), entre os dias 17 e 21 de outubro, em São Paulo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP (Prolam).

No simpósio internacional, que reuniu mais de 100 representantes de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras particulares e públicas, Waleska e Chinaglia apresentaram o artigo acadêmico Estado Westfaliano versus Estado-Nação e seus reflexos nas colônias da América Latina. Segundo Waleska, o artigo destacou “a importância da Guerra dos Trinta Anos na evolução do Estado e os reflexos do Estado-nação nos processos de independência das colônias na América Latina”.

A apresentação dos unimepianos ocorreu no dia 20, em um grupo de trabalho do simpósio, e contou com 20 pesquisadores da área de relações internacionais. Dentre os principais objetivos do evento, o simpósio propôs difundir conhecimento integrado sobre a região latinoamericana a partir de distintas perspectivas (política, econômica, social, cultural e dos direitos), além de fortalecer laços acadêmicos entre a rede de pesquisadores latinoamericanistas do Brasil e da região latinoamericana.

Legenda da foto: No centro, a professora Waleska Cariola Viana, e (primeiro à esquerda), o aluno Pedro Chinaglia.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina