Você está aqui: Página Inicial / Alunos de fisioterapia desenvolvem projeto de saúde ocupacional

Alunos de fisioterapia desenvolvem projeto de saúde ocupacional

por marsanta publicado 22/11/2017 10h18, última modificação 19/12/2017 14h11
Alunos de fisioterapia desenvolvem projeto de saúde ocupacional

"Estamos preocupados com você". É dessa premissa que parte o projeto Saúde Ocupacional, desenvolvido por estudantes do estágio em saúde coletiva do curso de fisioterapia da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. Desde o início da iniciativa, a equipe atendeu cerca de 60 pessoas, conforme conta o professor Carlos Alberto Fornasari, que orienta as atividades. Entre os meses de novembro e dezembro, os esforços estarão concentrados nos funcionários da segurança da Unimep e nos estudantes.

A iniciativa também conta com o apoio da médica do trabalho da Unimep, Fabíola Machado, e da enfermeira Juliana Custódio. O professor Fornasari conta que as áreas de manutenção e de limpeza são as que mais têm afastamento por motivos de saúde. "Nossa proposta é orientar sobre ações no dia a dia que podem evitar isso", ressalta o professor.

A equipe já realizou trabalhos com os funcionários da manutenção e limpeza; da administração; e da secretaria (de maneira parcial) do campus Taquaral. Os alunos da graduação já conversaram com estudantes de fisioterapia, nutrição, psicologia e uma das turmas de administração. O próximo passo, segundo Fornasari, é chegar em estudantes de outros cursos da Unimep e articular os alunos dos Centros Acadêmicos (C.A).

"Nessa mobilização dos centros, vamos reforçar a ideia de que ambientes organizados abrem menos espaço para doenças ocupacionais. Um exemplo, é deixar organizada as carteiras das salas de aulas, o que evita o esforço físico excessivo por parte dos funcionários que arrumam e limpam as salas”, destaca.

COMO EVITAR DOENÇAS OCUPACIONAIS

As doenças ocupacionais estão diretamente relacionados às atividades desempenhadas pelo profissional ou às condições do seu ambiente. Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco: químicos (substâncias, compostos ou produtos que penetram no organismo); físicos (ruído, calor, frio, pressão, etc); mecânicos (condições do ambiente); biológicos (bactérias, vírus, protozoários, fungos etc); e ergonômicos (interferência nas características psicofisiológicas).

Para evitar as doenças laborais, a equipe responsável pelo projeto Saúde Ocupacional, dá algumas dicas: dormir oito horas por noite; manter hábitos alimentares saudáveis; e movimentar articulações de maneira frequente.

Texto: Pedro Spadoni

Edição e coordenação: Celiana Perina