Você está aqui: Página Inicial / Alunos de jornalismo lançam livro com histórias dos 25 anos do Salão de Humor da Unimep

Alunos de jornalismo lançam livro com histórias dos 25 anos do Salão de Humor da Unimep

por marsanta publicado 21/11/2017 07h36, última modificação 06/12/2017 10h50
A trajetória do Salão Universitário de Humor da Unimep é tema de obra assinada pelos alunos de jornalismo Luiz Carlos Silva Filho e Mauro Adamoli Júnior.

 Para produzir um trabalho nas disciplinas Reportagem Multimídia e Documentário do curso de jornalismo da Unimep, os alunos do 8º semestre da graduação, Luiz Carlos da Silva Filho e Mauro Antonio Adamoli Júnior, pesquisaram a fundo a trajetória de 25 anos de história do Salão Universitário de Humor da Unimep. O resultado foi transformado em livro e poderá ser conhecido por toda a comunidade a partir da próxima terça-feira, 5. Nessa data, eles lançam o livro “Um Incêndio na Lógica – 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep”. O evento ocorre a partir das 21h, no Auditório Verde, do campus Taquaral da Unimep. A entrada é gratuita.

Na obra, os universitários apresentam a origem, a trajetória e o significado do Salão Universitário de Humor da Unimep, criado em 1992, por meio de entrevistas realizadas com alguns dos fundadores do Salão, gestores da Unimep e artistas que participaram do evento.

Dentre os entrevistados estão os professores Adolpho Queiroz e Fernando Almeida, idealizadores do evento; prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, à época vice-reitor da instituição; prof. Camilo Riani, atual coordenador do evento e que assina a capa do livro; Zélio Alves Pinto e distintos artistas que surgiram e se aprimoraram com o evento, como Fred Ozanan, da Paraíba, e Lucas Leibholz, de São Paulo, dentre outros.
“Não poderíamos deixar de comemorar uma data tão significativa para o campo do humor gráfico, como os 25 anos do Salão Universitário de Humor”, destacou um dos fundadores do evento e hoje presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA), Adolpho Queiroz.

Já o atual presidente da comissão organizadora do Salão Universitário de Humor da Unimep, prof. Camilo Riani, destaca que o projeto e o livro “contribuem para o resgate da rica história de nosso evento, ao mesmo tempo que lançam um olhar ‘múltiplo’ sobre o programa, de âmbito internacional”.

Para o estudante Luiz Silva, o idealizador do projeto, a experiência de ter desenvolvido o livro foi emocionante. “Uma felicidade tremenda, um sentimento que vai além de palavras”, afirma.

 

PARTICIPAÇÃO     

A obra tem apresentação assinada pelo senador ítalo brasileiro do Partido Socialista Italiano (PSI), Fausto Longo. Nela, Longo destaca os compromissos políticos da Unimep como instituição moderna e avançada, no que se refere a projetos de extensão que ganharam impacto internacional, como este.

Já o prefácio é de autoria do reconhecido caricaturista Baptistão, figura constante no Salão Universitário, como autor dos cartazes do evento ou membro dos júris de seleção e premiação. No prefácio, o caricaturista destaca a importância da iniciativa no contexto do país e do mundo.

O livro foi produzido com o apoio da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA), da equipe da Editora Unimep e da construtora e imobiliária Maluf, do ex-prefeito Adilson Maluf. A obra tem 98 páginas e pode ser adquirida ao valor de R$ 10.

ANOTE – Lançamento do livro “Um Incêndio na Lógica – 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep”. Dia 5 de novembro, a partir das 21h, no Auditório Verde do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

 

Texto: Angela Rodrigues

Edição e coordenação: Celiana Perina

Fotos: Capa (Arquivo Unimep) Interna (Capa do Livro)

Última atualização: 01.12.2017