Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa Órbita promove workshop para alunos, docentes e funcionários

Programa Órbita promove workshop para alunos, docentes e funcionários

por Angela Rodrigues publicado 12/11/2018 05h00, última modificação 14/11/2018 15h57

Alunos, docentes e funcionários da Unimep podem se inscrever para o 1º workshop do programa Órbita - Cultura da Inovação da Unimep. A iniciativa, que ocorre na próxima terça-feira, dia 13, tem como tema Design Thinking, e será ministrada pelo prof. Fábio Josgrilberg, ex-reitor pro tempore da universidade. As atividades serão realizadas na sala 15 do bloco 7, no campus Taquaral, com turmas em dois períodos distintos: das 9h às 11h e das 19h30 às 21h30. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: orbitainscricao@unimep.br Há 20 vagas disponíveis para cada período.

Inovação e empreendedorismo – Lançado oficialmente na Unimep, em setembro, na abertura da 16ª Mostra Acadêmica, o programa Órbita surgiu a partir da ideia do prof. Fabio Josgrilberg de criar uma cultura sobre inovação e empreendedorismo na universidade, colocando os alunos em contato com esse universo. “A partir disso, foram convidados professores para participar das ações iniciais. Eles gostaram e começaram a estruturar atividades em conjunto para criar esse ambiente. Assim, surgiu a ideia de criar o programa que centralizasse essas ações, sendo desenvolvido o Órbita”, conta o professor Daniel Luis Garrido Monaro, atual coordenador do programa.

De acordo com Monaro, o projeto busca criar um ecossistema de inovação desenvolvendo ações pontuais de acordo com as oportunidades de cada campus. “Essas ações consistem em workshops, painéis, palestras e eventos que busquem discutir temas atuais a partir das oportunidades e demandas de cada curso ou área. Além disso, busca-se também desenvolver uma disciplina aberta a todos os cursos com o foco na discussão de criatividade, inovação e empreendedorismo. Outra ação em andamento é a criação de incubadora interna na universidade para o desenvolvimento e capacitação de modelos de negócios de startups”, destaca.

O coordenador diz que as atividades do programa Órbita são direcionadas a pessoas de distintos segmentos da Unimep, como alunos, docentes e funcionários, e também à comunidade externa. “A iniciativa é criar um ambiente aberto de discussões a respeito das temáticas que o programa busca disseminar na instituição”, afirma ele.

Novos projetos – O calendário de ações do programa Órbita para 2019 está em planejamento, conta Monaro. “Estou buscando professores com ideias para agregar ao programa, além de estar preparando os documentos para abertura da incubadora interna e da disciplina aberta para 2019. Além disso, estamos buscando parcerias com empresas externas à universidade, assim como a prefeitura para manutenção de ações em parceria e desenvolvimento de novas ações”, destaca.


ANOTE - Workshop Design Thinking,
do programa Órbita, ministrado pelo prof. Fabio Josgrilberg. Dia 13 de novembro (terça-feira), 
na sala 15 do bloco 7, do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). As atividades ocorrem com turmas em dois períodos das 9h às 11h e das 19h30 às 21h30. Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-mail: orbitainscricao@unimep.br 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 09/11/2018