Você está aqui: Página Inicial / ENADE 2017

ENADE 2017

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/08/2017 16h25, última modificação 31/08/2017 16h25

 

Qual a legislação que regulamenta o Enade 2017?
Portaria Normativa nº. 8, de 26 de abril de 2017

 

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2017?
Serão avaliados os cursos que:
 - Conferem diploma de bacharel em: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de INformação.
 -  Conferem  diploma  de  bacharel ou licenciatura em: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Português, Matemática e Química.   
-  Conferem  diploma  de  licenciatura em: Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras - Inglês, Música e Pedagogia. 
-  Conferem  diploma  de  tecnólogo em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação. 

 

Quando será realizado o Enade 2017?
No dia 26 de novembro de 2017

 

Qual o horário da prova?
A prova terá início às 13h30 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h45min (horário oficial de Brasília), para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades.

 

Que documentos são necessários apresentar no ato da prova?
Documento oficial de identificação (com fotografia).

 

Quais os estudantes habilitados ao Enade 2017?
Normalmente estão habilitados para o Enade, todos os estudantes  de graduação de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade, no entanto para o Enade 2017 somente os concluintes realizarão a prova.
 

O que é considerado aluno ingressante e concluinte? 
Conforme art. 5º da Portaria Normativa nº 8 de 26/4/2017, considera-se como: 
-  alunos ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados,  e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do Enade 2017. 
-  alunos concluintes dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura: são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento)  ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2017.
-  aluno  concluinte dos cursos Superiores de Tecnologia:  aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido  75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2017.

 

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame? 
Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

 

O que ocorre se o estudante concluinte, habilitado ao Enade, não realizar a prova?
O  estudante concluinte habilitado ao Enade 2017, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

 

O que é um estudante em situação irregular junto ao Enade? 
São considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame, por motivos não previstos nas hipóteses de dispensa referidas nos § 2º, 3º, 4º e 5º do artigo 33-G da Portaria Normativa MEC nº 40 de 2007.

 

O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?
Sim, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa MEC nº 40, de 2007.
Será disponibilizado pelo Inep,  exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br.
A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. 

 

Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?
O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova.
O estudante deverá acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho.
Observe no site as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas.